Na quarta-feira (20/03) foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal e os Hospitais Estaduais Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo e João Batista Cáffaro, em Itaboraí; fizeram uma ação de conscientização.
O objetivo é diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes na sociedade. Os personagens “Dentinhos” percorreram enfermarias adultas e pediátricas das unidades mostrando que os cuidados bucais mais importantes são os mais acessíveis e fáceis.
Os pacientes que estão em estado grave nos Centros de Tratamento Intensivo passam por higienização bucal frequente. Já os demais pacientes, menos graves, recebem devidamente a assistência em casos emergenciais. Além do tratamento tradicional de limpeza e higienização, com gaze e antisépticos, os profissionais hoje estão utilizando a laserterapia para eliminar infecções mais severas na boca devido ao processo de intubação.
De acordo com o coordenador de odontologia do Heat, William Chaia, a higiene bucal previne principalmente pneumonia nosocomial e outras infecções respiratórias. “Nosso trabalho, junto com toda a equipe multiprofissional, é olhar o paciente como um todo e ajudar no controle de infecções ao aplicar um conjunto de práticas para o bem-estar e a qualidade de vida do paciente”.