O governador Cláudio Castro anunciou na noite desta quinta-feira, 21, em entrevista coletiva, que decretou ponto facultativo em todas as escolas públicas estaduais nesta sexta-feira, 22, devido à possibilidade de fortes chuvas que estão chegando ao estado. A medida foi publicada no Diário Oficial no final da tarde, em edição extra.
O objetivo, segundo o decreto, é a necessidade de evitar o deslocamento da população para garantir a segurança nas ruas. A Defesa Civil do Estado trabalhará nas ruas com o dobro do efetivo. Também foi decretado ponto facultativo em todas as repartições dos órgãos e entidades integrantes da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional.
O expediente será normal nas repartições cujas atividades forem essenciais à prestação dos serviços públicos imediatos à população fluminense. Castro postou em uma rede social pedindo que os prefeitos dos municípios fluminenses também decretem ponto facultativo nesta sexta-feira.
“Queria fazer um apelo: não fiquem em área de risco. Evitem de sair, sobretudo se as chuvas começarem”, disse Castro na coletiva.
Previsão de ressaca nesta sexta-feira, 22
A Marinha do Brasil também alertou que o mar deve ficar agitado, com ondas que podem, chegar a 3 metros de altura em todo o litoral do estado do Rio de Janeiro. O aviso de ressaca entrará em vigor a partir das 9h desta sexta, com previsão de término às 9h de domingo.