Nesta quinta-feira (04/07) e sexta-feira (05/07), o Largo da Batalha vai receber a van do Procon Itinerante, serviço de orientação jurídica gratuita da Prefeitura de Niterói. O veículo vai estar na Praça Levi Francisco da Cruz Nunes com uma equipe preparada para ajudar os consumidores de Niterói sobre seus direitos, além de orientar sobre denúncias e reclamações.
O trabalho é fruto da parceria entre as secretarias de Defesa do Consumidor e de Governo, por meio das Administrações Regionais, e funciona das 10h às 18h.
Desde maio, quase 200 pessoas já foram atendidas pelo serviço. Os atendimentos são feitos por dois advogados e um auxiliar administrativo. O veículo percorre os diversos bairros de Niterói seguindo uma programação que vai até setembro, sempre às quintas e sextas-feiras.
Os principais atendimentos observados nas ações deste ano se referem a serviços não atendidos de energia, internet e telefonia, além de endividamento com empréstimos consignados e cartões de crédito. A equipe da Secretaria de Defesa do Consumidor já intermediou inúmeros casos, com taxa de 86% de situações resolvidas. Para atendimento, os cidadãos precisam apresentar documento de identificação (identidade e CPF), comprovante de residência e os documentos relativos à reclamação. A população também pode denunciar através dos telefones 2719-3144 ou 2719-3144.
A van do Procon Itinerante foi adaptada com mesas, ar-condicionado, computadores, toldo e gerador. O veículo foi doado à Prefeitura de Niterói pelo Ministério Público e tem capacidade para atender até quatro pessoas por vez. A ideia é que a van ajude a levar os serviços do Procon para áreas mais carentes ou de difícil acesso, além de ser usada em ações conjuntas de cidadania com outras secretarias.