A Petrobras inicia, na sexta-feira (13/09) às 9h, as operações do gasoduto Rota 3, que conecta o pré-sal da Bacia de Santos ao polo Gaslub, antigo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), onde está localizada a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN Rota 3). A solenidade contará com a presença do presidente da República, Lula.
A ação será inaugurado o Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí.
De acordo com o Plano Estratégico 2024-28 da Petrobras a capacidade da operação será de 21 milhões de m³/dia e gasoduto com capacidade de 18 milhões de m³/dia.
O objetivo é aumentar o escoamento de gás natural na área do pré-sal da Bacia de Santos. O Gasoduto Rota 3 possui aproximadamente 355 km de extensão total, sendo 307 km referentes ao trecho marítimo e 48 km referentes ao trecho terrestre.
A chegada do gasoduto na costa ocorrerá no município de Maricá, na praia de Jaconé. O gasoduto terrestre passará pelos municípios de Maricá e Itaboraí, até chegar à UPGN Rota 3. As obras de implementação do projeto criaram cerca de 10 mil postos de trabalho.