spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Abertura do Canal da Barra será monitorada

spot_imgspot_img

Mais lidas

Divulgação

Autorizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) a abertura do Canal da Barra possibilitará a reoxigenação das Lagoas de Araçatiba e Boqueirão. Na manhã desta quinta-feira, a prefeitura de Maricá, através da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR), iniciou o processo de desassoreamento da areia que irá permitir a ligação da água do mar com as lagoas. 

De acordo com o presidente da Somar, Renato Machado, o processo deve durar três dias, sendo concluído no sábado coincidindo com a maré alta, momento oportuno para entrada da água nas lagoas. 

“Nossa iniciativa está pautada nas observações que fizemos. Percebemos que com o momento de estiagem as lagoas estão morrendo. Temos muita vida marinha e, pautado nisso, conversamos com o Inea sobre a possibilidade. Fizemos um estudo de maré para que isso ocorresse e pudesse oxigenar as lagoas”, disse Renato. 

Cinco máquinas estão trabalhando na abertura do canal. Renato Machado frisou que esta ação é um paliativo e que o canal não ficará aberto todo o tempo. 

“Nos períodos de maré alta vamos abrir o canal para que haja renovação da água. Quando a maré baixar, o assoreamento será natural. Não haverá vazão da água das lagoas para o mar. É uma medida que estamos fazendo pela primeira vez, uma tentativa de restabelecer as condições do meio ambiente. Se der certo será repetida em outras ocasiões. Nosso objeto é construir comportas, já em estudo, para facilitar este processo”, declarou. 

Renato ainda frisou que as condições climáticas estão sendo observadas. 

“A Somar estará monitorando as condições climáticas, atentos a possíveis grandes chuvas que possam provocar enchentes na cidade. Estaremos preparados para abrir o canal, caso esteja assoreado, evitando estes alagamentos”, contou. 

Outro ponto observado é a renovação da vida marinha, que segundo o presidente da Somar irá beneficiar os pescadores.

CONFIRA A ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA SOMAR, RENATO MACHADO, CLICANDO AQUI

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img