spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Aeroporto de Maricá começa a operar por instrumentos

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Aeroporto de Maricá foi inserido na carta do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA e passa a operar por IFR é quando o piloto é orientado pelos computadores de bordo do avião que estão em contato direto com receptores e emissores de sinais no solo ou via satélite.

O equipamento tem classificação SBMI, dispõe de uma estação meteorológica, tem a inclusão da rádio no ciclo de aeroportos, passou pela homologação de EPTA e pela inspeção para implantação do RNAV. tem a inclusão da rádio no ciclo de aeroporto e agora opera em IFR.  Isso é um grande avanço para o município de Maricá na área da aviação.

Para a Diretora de Operações, Marta Magge, a inserção do Aeroporto de Maricá na carta do DECEA é um ganho para toda a cidade e região.

“Nós como sistema de transporte aéreo do país, enxergamos que o Aeroporto de Maricá, com a infraestrutura que está sendo formada, traz um crescimento para a região e também para o fomento da aviação, que é muito importante em qualquer país”, explicou Marta Magge.

IFR (Instrument Flight Rules) o que é:

IFR (Instrument Flight Rules), ou voo por instrumentos é quando o piloto, ao invés de referências visuais, baseia-se nos computadores de bordo da própria aeronave.

O GPS (Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global) troca informações com outros receptores/emissores localizados no solo ou em satélites e orientam as aeronaves no ar, como no caso de voo em piloto automático, de auxílios de navegação aérea. Isso significa que o piloto pode voar em sua fase de rota do início ao fim, até dentro das nuvens, por exemplo, sem enxergar nada à sua frente. Pois  o piloto passa a executar a separação das demais aeronaves e de obstáculos a partir de orientações dos centros de controle, localizados em solo.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img