Aeroporto de Maricá recebe primeira aterrissagem de aeronave que atende plataformas de petróleo

Fotos: Divulgação PMM

Fotos: Divulgação PMM

O Aeroporto de Maricá recebeu na tarde desta quinta-feira (31/01) a primeira aterrissagem de teste do início da Operação Piloto OffShore que consiste na realização de voos para transporte de trabalhadores para as plataformas de petróleo localizadas no Campo de Lula, na Bacia de Santos.

O prefeito Fabiano Horta e o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), responsável pela administração do aeroporto, acompanharam a chegada da aeronave que tem capacidade para transportar até 16 passageiros em cada ciclo.

“Vamos iniciar amanhã as operações de táxi aéreo no nosso aeroporto, levando e trazendo trabalhadores às plataformas do pré-sal, o que gerará recursos, empregos e muito movimento na economia local. Valeu a coragem do prefeito Quaquá resgatando nosso aeroporto e o trabalho de todos na Codemar”, disse Fabiano ressaltando que Maricá será polo do desenvolvimento regional.

Nos próximos dias, serão realizadas ações com operações de segurança e adequação, até o voo de batismo, que acontece na próxima segunda-feira (04/02).

O período de testes da Operação Piloto, requisito para efetivação da operação offshore em Maricá, deve acontecer até 30 de junho. “A expectativa é que após esse período, que deve durar uns seis meses, tenhamos a operação total do aeroporto, com capacidade para transportar diariamente duas mil pessoas, e com isso gerar mais empregos”, afirma José Orlando Dias, presidente da companhia.

A Codemar também é a responsável pela gestão do processamento dos passageiros e inspeção de embarque e desembarque. A empresa investiu na qualificação profissional de agentes que vão atuar nos canais de inspeção.

“O projeto piloto permitirá geração de renda para o município. A previsão é que para 2019 dobremos a arrecadação de ISS. Além disso, haverá uma reação em cadeia. Estas empresas que estão chegando irão precisar de mão de obra”, completa.

 O Aeroporto de Maricá vai disponibilizar para a empresa Aeróleo Táxi Aéreo toda estrutura do Terminal de Passageiros como sala VIP, sala de Revista, duas salas de Briefing com 28 lugares cada e área para check-in com painéis de informações sobre os voos.

O Aeroporto de Maricá está numa localização privilegiada a apenas 200km, em linha reta, dos campos do pré-sal da Bacia de Santos. Trata-se da menor distância entre o continente e as plataformas dos Campos de Lula e Libra.

 

Notícias Relacionadas