Agências bancárias terão novo horário de atendimento

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou na tarde desta terça-feira (24) que as agências realizarão atendimento ao público das 10 horas às 14 horas. Para atendimento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências, o atendimento será das 9 horas às 10 horas. A Federação explica ainda que enquanto for necessário, para atender às necessidades de combate à disseminação do COVID-19, o novo horário será mantido.

Segundo a Febraban, as agências funcionarão em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais. Os clientes serão informados dos novos horários por meio de comunicado na própria agência. Os novos horários foram definidos dentro das orientações estabelecidas pelo Banco Central, que possibilita às instituições financeiras alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas de forma pontual e por períodos limitados de tempo.

Além do novo horário, os bancos recomendam a seus clientes e usuários do setor bancário que atendam às orientações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência para usar produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais destinados à população.

A Federação orienta que por meio do celular e internet, os usuários podem fazer, com segurança, agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços. Nos aplicativos e internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento.

Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam dar prioridade ao atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessárias aos esforços contra a disseminação do vírus COVID-19.

Terminais de atendimento – De acordo com a Febraban, a rede de autoatendimento (ATMs) conta com 170 mil terminais espalhados em todo o país, à disposição da população para saques e depósitos. Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias.

Cartilha – A Febraban reitera a recomendação aos clientes para que evitem ir às agências. A entidade criou uma cartilha com informações úteis para o melhor uso dos canais digitais dos bancos. O material está disponível no link http://bit.ly/2xD2T4g

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