spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Águas do Rio instala sistema de desinfecção de água em Itaboraí

spot_imgspot_img

Mais lidas

A concessionária Águas do Rio, responsável pelo abastecimento de água em Itaboraí, instalou, nas estações de tratamento de água (ETAs) Porto das Caixas e Manilha, um novo sistema de desinfecção de água que visa aumentar a eficácia e a segurança na distribuição. Na Região Leste Fluminense, a próxima unidade a receber o equipamento será a ETA Ponta Negra, em Maricá.

Considerado moderno por especialistas, o sistema de produção de cloro também é chamado de hipoclorito de sódio. Explica-se: a substituição do uso do cloro em granel representa maior segurança operacional e ambiental, e o novo método utiliza como matéria-prima o sal grosso. A implantação desses geradores faz parte do plano de melhorias contínuas da Águas do Rio.

“Utilizando sal, água e energia elétrica produzimos o hipoclorito de sódio, e tudo é feito na própria estação. A produção e a dosagem da solução também passaram a ser automatizadas, o transporte do agente químico não é mais feito pelos fornecedores e é dispensado o contato manual do produto com nossos funcionários. Desta forma, aumentamos a segurança ambiental e operacional”, afirma Claudinei Dumke, coordenador de Operações da companhia.

Como no sistema anterior, o novo também traz estabilidade do nível do cloro até a ponta da rede e garante a qualidade da água em toda a distribuição, pois este produto químico é um agente oxidante que destrói microrganismos patogênicos que podem causar doenças transmitidas pela água, como a cólera, a febre tifoide, a hepatite A e a disenteria.

A Águas do Rio informou que, até o fim deste ano, todas as ETAs da empresa no Leste Fluminense vão ter o sistema implantado.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img