spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Alerta: sementes da China podem causar riscos à saúde humana, animal e também ao meio ambiente

spot_imgspot_img

Mais lidas

Devido à notícia de que sementes vindas da China estariam sendo enviada pelos correios para endereços diversos no país sem a solicitação dos destinatários e sem a devida certificação fitossanitária, a Secretaria de Estado de Agricultura do Estado, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá e a Superintendência Federal de Agricultura fizeram um alerta em conjunto aconselhando que esses pacotes de remetentes desconhecidos não sejam abertos e, além disso, que os casos suspeitos sejam informados imediatamente aos canais oficiais dos órgão.

É fundamental estar atento aos possíveis riscos oferecidos, especialmente por materiais de propagação vegetal, inclusive por sementes. Para o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, as atividades agrícolas do Estado do Rio de Janeiro precisam estar preservadas.

‘Temos uma agricultura bem representada por produtores de olerícolas, flores, café, cana-de-açúcar, citros e diversas outras culturas de grande importância econômica. Não podemos deixar que ameaças fitossanitárias prejudiquem a produção fluminense’, afirma o secretário de Agricultura.

Levando em conta que esse material possui procedência e qualidade desconhecidas, podendo causar prejuízos à sanidade vegetal, o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes, alerta sobre a importância da participação da sociedade nesse processo de vigilância sanitária.

‘A atenção da sociedade para esses riscos e a notificação em caso de suspeita de ameaças é o que precisamos para auxiliar o nosso trabalho. Estaremos sempre divulgando notícias e orientações para produtores e consumidores, visando a garantia da sanidade vegetal no nosso estado’, ressalta o superintendente de Defesa Agropecuária.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento orienta que, em casos de recebimento de material semelhante a sementes, a pessoa não abra o envelope e entre em contato com os órgãos responsáveis.

‘Por se tratar de produto que entrou no Brasil sem nenhum tipo de inspeção, pode representar riscos à saúde humana, animal e também ao meio ambiente. As sementes apreendidas serão encaminhadas para laboratórios oficiais para identificação’, afirmou a chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência Federal de Agricultura no RJ, Jamyle Vianna.

A presença de agentes causadores de doenças ou pragas exóticas podem oferecer riscos à produção nacional. Sendo assim, a orientação é notificar aos órgãos correspondentes.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá informa não ter registro ou informações sobre as sementes de origem desconhecida. Caso algum munícipe receba este tipo de correspondência, a secretaria orienta a não abrir o envelope e entrar em contato com o órgão através do telefone: (21) 3731-4014.

Outros contatos

Para mais orientações, o cidadão pode entrar em contato com a Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro, pelo telefone (21) 98164-2632 ou e-mail: gab-rj@agricultura.gov.br.

Outra opção é comunicar a Superintendência Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, através do e-mail: sda@agricultura.rj.gov.br ou telefone: (21) 3607-6035.

*Os contatos das unidades da Defesa Agropecuária podem ser obtidos no link a seguir: https://bit.ly/2FUeQqT

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img