spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Alertas meteorológicos em Maricá pelo celular

spot_imgspot_img

Mais lidas

O telefone celular pode ser um importante aliado nos dias de chuva forte: moradores de Maricá têm à disposição um serviço de alerta de riscos, com boletins emitidos pela Defesa Civil Municipal. Para se cadastrar, basta ao morador enviar o CEP de onde mora, via SMS, para o número 40199.

As informações enviadas a cada alerta são produzidas pelo serviço de meteorologia da cidade, o que garante avisos confiáveis, com dados específicos sobre as condições meteorológicas de Maricá. Coordenador do órgão municipal, o major Wellington Silva lembra que os avisos têm caráter preventivo, visando informar aos moradores, principalmente de áreas de risco, sobre condições climáticas adversas.

“Ao receber um alerta de chuva forte, o morador pode se precaver, evitando áreas de risco e buscando um local seguro, como os pontos de apoio espalhados por todo o município”, explica o major.

Além dos avisos sobre temporais, os alertas também são enviados quando ocorrem mudanças de estágio de acompanhamento do clima: do estágio de vigilância, o mais brando, passando para o de atenção, de alerta e alerta máximo, o mais grave. A meteorologista da Defesa Civil Christiane Nascimento ressalta que o serviço não é uma previsão do tempo.

“Para saber a previsão da meteorologia, a população deve acessar o site da Prefeitura, onde essas informações são publicadas diariamente. Os alertas são voltados para minimizar os riscos às pessoas em caso de chuvas fortes”, disse ela.

Ainda segundo o major Wellington, está em andamento um processo de compra de pluviômetros – aparelhos usados para medição da quantidade de chuva – pela Defesa Civil, o que num futuro próximo vai possibilitar o envio de alertas de risco setorizados por região do município.

“Atualmente, emitimos um alerta para toda a cidade, mas em breve será possível informar aos moradores de cada região separadamente. Afinal, a situação para o morador de Jaconé pode ser diferente da de quem mora em Itaipuaçu”, exemplifica.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img