spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Aluno é afastado de escola de São Gonçalo após cometer assédio

spot_imgspot_img

Mais lidas

Na quarta-feira (29/03), um aluno de 19 anos foi afastado do Colégio Estadual Nilo Peçanha, em São Gonçalo, após ser acusado de assédio sexual contra alunas da unidade. De acordo com relatos das vítimas, o jovem assediou mais de 20 meninas, a maioria menores de idade. Além disso, nesta quinta-feira (30/03), o governador do estado do Rio de Janeiro se manisfestou sobre os frequentes problemas ocorridos dentro das escolas.

Antes do anúncio da decisão, um grupo de alunos chegou a fazer uma manifestação, na manhã desta quarta-feira, no pátio do colégio que fica no bairro Zé Garoto para denunciar o caso. Faixas e cartazes diziam: “Assédio não!”, “Chega!”, “Não me calo”, entre outras mensagens.

No protesto desta manhã, quatro alunos tomaram iniciativa de expor a situação. Assim que foram para o pátio, eles convocaram outros alunos para que se juntassem na manifestação. Além dos cartazes, eles entoaram gritos chamando pelo fim dos assédios e retirada e a retirada do assediador da unidade. No fim, todos aplaudiram o ato e se abraçaram, demonstrando força e união.

Uma aluna contou também que, para realizar o protesto, eles estavam combinando de entrar na escola com camisas vermelhas ou rosas, mas a unidade vetou alegando que só poderiam entrar com o uniforme.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informa que, após tomar ciência dos fatos, “adotou as seguintes providências: acionamento dos responsáveis de todos os estudantes envolvidos, afastamento do referido jovem com manutenção do acompanhamento pedagógico, notificação ao Conselho Tutelar e Registro de Boletim de Ocorrência. Também informamos que se encontra vigente o Protocolo de enfrentamento às situações de violências física e/ou sexual no contexto escolar, composto por orientações basilares que devem ser seguidas pelas unidades escolares da rede estadual de ensino”.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), publicou nas suas redes sociais que “um ambiente educacional seguro faz parte dos pilares de uma educação de qualidade e essa é a nossa meta no governo do Rio de Janeiro.
Me reuni com representantes da educação e do setor da segurança pública para discutir medidas e criação de ações que previnam violência nas escolas.
Será lançado o aplicativo Rede Escola, que poderá ser baixado gratuitamente e vai conectar os profissionais da rede de ensino à Polícia Militar. Um canal direto e ágil”.

“Também consolidamos o Comitê Permanente de Segurança Escolar, que será responsável pela interação entre as organizações educacionais estaduais, municipais, privadas e de segurança pública. Estamos focados em iniciativas e ações para que o nosso ambiente escolar seja seguro e de muito aprendizado”, completou o governador.

*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img