spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Alunos do curso de costureiro fabricam peças do vestuário infantil e adulto

spot_imgspot_img

Mais lidas

Clarildo Menezes

Trinta e dois alunos, sendo 16 do turno da tarde e outros 16 do turno da noite, fazem o curso de Costureiro do Vestuário do Programa de Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho. Ministrado no ateliê montado no Polo de Itaipuaçu, o curso gratuito é realizado através da contratação do Senai pela Prefeitura de Maricá.

O módulo faz parte de uma grade de cursos oferecidos pela Prefeitura e permite que os alunos aprendam a confeccionar shorts, cuecas, bolsas, biquínis, entre outras peças do vestuário adulto e infantil. O Polo de Itaipuaçu fica na Av. Carlos Marighella, 160, Lote 1, Quadra 14.

O curso iniciado em julho tem duração de três meses e acontece de segunda a sexta-feira em dois horários: das 13h às 17h e das 18h às 22h. Lá, os alunos aprendem a manusear as máquinas industriais de ponto fixo reta, em zigue-zague e costuras em overloque, além das técnicas de modelagem.

A técnica de contabilidade, Vanda Santos, de 52 anos, que é aluna do curso, contou que além de poder gerar sua própria renda financeira, o aprendizado adquirido com as aulas possibilita que ela mesma fabrique suas próprias roupas. “Às vezes vamos comprar uma roupa e não fica legal no corpo. Podendo comprar o tecido, conseguimos fabricar uma peça do nosso seu jeito. O mais importante disso tudo é a economia para você mesma, além de sentir a sua autoestima lá em cima”, avaliou.

Professora do Senai há mais de 30 anos, Tânia de Souza Corrêa falou da satisfação de passar seu conhecimento aprendido com mãe e avó para os novos alunos. “Passar a nossa sabedoria para que as pessoas aprendam é muito gratificante. Estamos atuando com os que realmente estão necessitados para que eles galguem algum objetivo na vida”, relatou Tânia.

Desde que foi contratado pela Prefeitura em outubro de 2014, o Senai, por meio do Programa de Qualificação Profissional, já formou mais de 3.000 alunos. Somente no curso de Operador de Computador, por exemplo, foram cerca de 330 formandos, seguido de Assistente Administrativo, com 240, e Solda com aproximadamente 165 graduados.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img