Alunos do projeto Onda Certa soltam tartaruga marinha na praia de Cordeirinho

Foto: Clarildo Menezes / PMM

Foto: Clarildo Menezes / PMM

O projeto “Onda Certa” organizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Defesa Civil e que atende cerca de 85 crianças de 7 a 17 anos teve uma presença especial no início das atividades na última segunda-feira (07/01). Biólogos, salva-vidas e as crianças participaram da soltura de uma tartaruga marinha verde (chelonia mydasa) na praia de Cordeirinho. O animal estava sob cuidados da empresa CTA Meio Ambiente que monitora a vida marinha entre Paraty e Saquarema.

A tartaruga de aproximadamente 4 anos de idade pesa 3,8 quilos e tem 33 centímetros de comprimento. Segundo a bióloga Mariana Burato, ela foi encontrada nas areias de Maricá há cerca de quatro meses e tinha lixo do intestino. “É uma espécie comum na região e estava vindo à orla justamente para se alimentar”, explicou ela, que deu aos jovens uma curta palestra de sensibilização, mostrando quantidades de plásticos e outros materiais recolhidos dentro de tartarugas, golfinhos e também pássaros que se alimentam do mar.

A soltura foi acompanhada por pais dos alunos do projeto que forma as crianças sobre como lidar com o mar através de instruções sobre primeiros socorros, prevenção de afogamento e salvamento no mar, entre outras. 

 

Notícias Relacionadas