Aparição rara: baleia na costa de Ponta Negra era uma orca

Foto: Reprodução / Ayra Rosa

Foto: Reprodução / Ayra Rosa

Foram identificadas pela equipe do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Faculdade de Oceanografia da Uerj (MAQUA/Uerj) as espécies das baleias que puderam ser vistas na Praia de Ponta Negra na manhã de ontem. Segundo os pesquisadores, as baleias eram das espécies “orca” e “baleias-de-bryde”.

A estudante de graduação Lis Bittencourt Vilas Boas, da equipe do MAQUA/Uerj explicou que a aparição da baleia orca na costa fluminense é considerada rara. “As baleias-de-bryde normalmente se aproximam da Costa durante os meses de verão. O movimento das orcas nessa região não é tão conhecido, mas algumas vezes elas se aproximam acompanhando a movimentação de presas. O Maqua monitora o litoral do Rio, e já acompanhamos as baleias-de-bryde há algum tempo. As orcas são mais raras”, disse.

Essa é a segunda vez que os mamíferos puderam ser vistos no litoral maricaense em menos de 30 dias. Em 15/12 duas outras baleias foram vistas; os registros das aparições foram em Itaipuaçu. Segundo biólogos, os animais seriam da espécie baleia-de-bryde. Ainda há relatos que as mesmas também puderam ser vistas de outros pontos, como em Ponta Negra. Essas aparições ocorrem com maior incidência no litoral do Brasil, na primavera e no verão.

Notícias Relacionadas