spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Apesar da Carteira de Trabalho digital, Sine Maricá continuará emitindo versão física do documento

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Secretaria de Trabalho de Maricá informou, nesta quinta-feira (07), que o posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Maricá continuará emitindo a versão física da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), apesar da instituição da versão digital do documento.

Segundo estimativa do Governo Federal, a versão física do documento será extinta nos próximos quatro anos. “Temos essa orientação deles de incentivar o uso da versão digital da carteira e vamos dar a opção a cada um de escolher, mas se antes tínhamos 100 agendamentos disponíveis passamos a ter 50 agora. Já é um sinal de que a carteira de papel deve mesmo ser extinta dentro desse prazo”, explicou a subsecretária Arilda Rocha.

A Carteira de Trabalho digital entrou em vigor no dia 24/09 e  equivale à Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física. Um aplicativo já está disponível nas principais lojas de aplicativos (Play Store, para Android, ou Apple Store, para iOS).

Segundo a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a mudança vai assegurar facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos. Por exemplo: ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital.

As empresas que usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico. Isso vai facilitar o acesso ao mercado, pois não será mais necessário apresentar a carteira de trabalho em papel para ingressar em um novo emprego, resultando em simplificação e desburocratização.

Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS passarão a ser realizadas eletronicamente. A Carteira Digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista.

O Sine Maricá funciona na Rua Carlos Rangel nº 51, no Centro.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img