spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Apesar do avanço da Ômicron, Maricá, Saquarema e Niterói seguem com risco muito baixo para Covid-19

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta sexta (07), o Mapa de Risco da Covid-19. As regiões Metropolitana II (que engloba Maricá e Niterói) e Baixada Litorânea (na qual Saquarema está inserida) estão com risco muito baixo para infecções do Coronavírus.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que houve aumento na taxa de positividade dos testes de RT-PCR para detecção da doença na última semana de dezembro, mas esses dados ainda não aparecem nesta edição do mapa, que traz dados das semanas anteriores. A análise compara as semanas epidemiológicas 51 (de 19 a 25 de dezembro) e 49 (de 05 a 11 de dezembro).

“Estamos diante da circulação de uma nova variante com alta capacidade de transmissão. Porém, até o momento, não estamos vendo um agravamento dos casos, que em geral se apresentam de forma leve e até sem sintoma. Parte disso se deve ao grande percentual da população imunizada”, analisou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

As cidades, no entanto, vem tomando medidas para evitar o aumento de casos. As três cidades já anunciaram o cancelamento do carnaval de rua, a fim de evitar aglomerações, e vem adotando novas medidas para diminuir a circulação de pessoas. Maricá já decretou rodízio no funcionalismo público, reduzindo o efetivo em 50%.

Já Saquarema proibiu shows, apresentações musicais e eventos com sonorizações mecânicas ou por instrumentos em áreas públicas. Espaços privados como bares, restaurantes, casas de festas, boates, danceterias, casas de shows e áreas de uso comum de shoppings e galerias poderão realizar, mas deverá cobrar comprovante de vacinação em dia para ingresso, uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel pelo estabelecimento, e encerrar as atividades até as 02h.

Em nota, a SES informou que “os indicadores utilizados para análise do mapa levam em consideração a capacidade instalada (leitos e taxa de ocupação) e o aumento no número de óbitos e internações, além da taxa de positividade”. Os dados não apontam, no entanto, para uma piora da situação de risco da Covid-19, sendo reflexo do avanço da vacinação em todo o estado.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img