spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Atrizes se emocionam ao ganhar livro sobre casa de Darcy Ribeiro em Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

As atrizes Marisa Orth e Regina Casé se emocionaram ao receberem de presente exemplares do livro sobre casa de Darcy Ribeiro em Maricá. As artistas exaltam a obra em suas redes sociais.

As atrizes da televisão brasileira compartilharam no Instagram a emoção que sentiram ao receber um presente especial: o livro “Darcy Ribeiro em Maricá, a utopia é aqui”.

A obra, com curadoria do artista plástico e designer Gringo Cardia e produzida com apoio da Prefeitura da cidade, localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, marca o início das celebrações pelo centenário do antropólogo e educador, cuja trajetória inspira projetos sociais no município.

“É um livraço!”, festejou Marisa. “Estou doida pra ir a Maricá”, confessou Regina.

O livro é sobre a casa onde Darcy morou na Praia de Cordeirinho, em Maricá, local que ele dizia adorar. O imóvel, com projeto original de Oscar Niemeyer e inteiramente restaurado, está aberto à visitação pública e vai virar museu.

“Na casa que foi do Darcy Ribeiro em Maricá, que é um lugar lindo, estão fazendo esse museu. Gringo Cardia, Maricá, que máximo! Obrigada, Gringo! Obrigada, Darcy! Obrigada, Maricá! Sensacional!”, enalteceu Marisa Orth, na noite desta quinta-feira (6/12), em seus Stories.

Folheando as páginas do livro, assim como fez Marisa, Regina Casé também foi só elogios ao trabalho. “O livro é lindo, uma joia feita pelo Gringo Cardia. Estou doida para ir a Maricá só para ver isso de perto, deve ser uma coisa linda”, afirmou a atriz e apresentadora no vídeo que postou na terça, dia 4.

Mais sobre a casa de Darcy

São 11 cômodos, em formato côncavo e com paredes em curvas, similares a uma oca, uma referência aos povos indígenas, admirados por Darcy Ribeiro. Na entrada principal, há uma estátua de bronze do antropólogo posicionada de frente à praia, em alusão à sua paixão pela Praia de Cordeirinho. Dentro, estão objetos pessoais dele e estruturas que remetem à sua trajetória. O imóvel passou para a administração municipal por meio de um comodato, assinado em fevereiro de 2009 junto à Fundação Darcy Ribeiro, com objetivo de resgatar e compartilhar as ideias do antropólogo.

Um circuito inteiramente cultural

Maricá criou o Circuito Cultural Caminho das Artes onde, além da residência de Darcy, há casas de um grupo de personagens com importância artística, antropológica e cultural na cidade, como as de Maysa, Beth Carvalho e João Saldanha.

Uma cidade fora da curva

A beleza de Maricá é considerada esplendorosa à prática do turismo, com praias, montanhas, lagoas e cachoeiras. O município oferece transporte de massa de graça aos moradores em ônibus, vans e bicicletas compartilhadas, e é ainda pioneiro na transferência de renda por meio de uma moeda social (Mumbuca) aos habitantes que mais precisam –, iniciativa que colaborou diretamente para o IBGE apontar Maricá, no fim de 2021, como a cidade com maior crescimento de participação do PIB no país.

Confira o vídeo:

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img