spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Banana: ouro amarelo? Entenda porquê o preço da fruta está nas alturas

spot_imgspot_img

Mais lidas

“Está a preço de banana”. Se antes o dito popular se referia a um valor muito baixo, quase irrisório, hoje em dia a expressão não significa mais isso. A banana está cada vez mais cara e nas prateleiras a fruta, comum na alimentação do brasileiro, chega aos R$ 13 o quilo.

Clique aqui para seguir o Errejota Notícias pelo WhatsApp

A entressafra, período depois da colheita principal que precisa aguardar para novos frutos, é comum no período do ano. A previsão é a normalização do preço entre abril e maio. Mas até lá os consumidores estão tendo que adaptar o cardápio.

Para o especialista em segurança, Erivelton Lopes, o aumento das frutas nas prateleiras impactou na economia da família. “No ano passado eu comprava três quilos de bananas por semana, agora eu uso essa quantidade por mês. Está cada vez mais difícil comer bem e de forma saudável. O segredo para não cortar totalmente está sendo no equilíbrio”, disse.

Segundo o especialista no cultivo de plantas, Jorge Carvalho, que também é Diretor comercial da CDL Niterói, a temporada de calor intenso é muito ruim para as culturas de alguns cultivos, mesmo que sejam cobertos e irrigados. Assim como a falta de água ou períodos de enxurradas são completamente desfavoráveis aos hortifrutis.

“O clima é um fator preponderante na produção sim, mas devemos olhar ainda para outras questões como a alta no preços dos insumos, produtos agrícolas, energia, impostos no geral e o preço dos combustíveis. A banana que chega em grande volume ao Rio de Janeiro, por exemplo, vem de Santa Catarina”, pontuou Jorge.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img