spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Banhistas registram aparição de baleias em Ponta Negra

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Reprodução / Ayra Rosa

Frequentadores da Praia de Ponta Negra presenciaram, no início da tarde desta quinta-feira, a aparição de três baleias. Os animais foram fotografados por leitores. Ainda não há identificação das espécies.

De acordo com o biólogo Guilherme Di César, as baleias são atraídas por presas, como as arraias, que procuram as águas frias fluminenses durante a primavera e o verão.

A Bióloga Marinha e Doutoranda em Genética – UFRJ, Camile Leal,  disse que baleias avistadas na costa de Maricá provavelmente são baleias jubartes (para a identificação exata necessitamos de boas imagens).

‘As jubartes vêm a costa brasileira para se reproduzirem e podem ser encontradas já a partir do mês de junho. Normalmente, chegam primeiro os jovens e os machos machos adultos. A temporada de baleias, quando podem ser mais facilmente avistadas, é em agosto e setembro podendo ser avistadas desde o Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro. Porém, assim como na chegada ao país, as baleias fêmeas com filhotes também são as últimas a partirem, podendo ser avistadas até o mês de Janeiro’.

Ainda no princípio da tarde desta quinta-feira, um filhote de baleia da espécie jubarte foi encontrado morto na Praia de Ponta Negra.

Recentemente, em 15 de dezembro, duas outras baleias foram vistas no litoral maricaense. O registro da aparição foi em Itaipuaçu. Segundo biólogos, os animais seriam da espécie baleia-de-bryde. Ainda há relatos que as mesmas também puderam ser vistas de outros pontos, como em Ponta Negra. Essas aparições ocorrem com maior incidência no litoral do Brasil, na primavera e no verão.

Tubarão – No último dia 28 de dezembro, pescadores capturaram um tubarão da espécie galha-preta, no mar de Ponta Negra. De acordo com relato nas redes sociais, o animal media aproximadamente dois metros. O animal de grande porte ficou preso em uma rede. Capturado, foi colocado na embarcação e trazido para terra.

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img