spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Biografia de Darcy Ribeiro será lançada neste sábado (15) em Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

No ano do centenário de Darcy Ribeiro, a 7° edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) terá, neste sábado (15), o lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”. A FLIM acontece na área externa do Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue, 249).

Na publicação da editora Record, são destacados todos os marcos da trajetória do etnólogo, antropólogo, romancista e político Darcy Ribeiro: a vida entre os indígenas, a produção intelectual, a criação da Universidade de Brasília, a militância política, o exílio, o retorno ao Brasil e a vida pública, a luta contra o câncer e seus grandes amores.

A obra, que combina os textos da última edição de “Testemunho” e da coletânea “América Latina Nação”, é um balanço de sua vida feito pelo próprio antropólogo, a partir de depoimentos transcritos especialmente para este livro, e de fragmentos dos textos que escreveu ao longo dos anos.

Darcy Ribeiro residiu no bairro de Cordeirinho, em Maricá, e teve sua casa projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. As formações de escritor e sociólogo renderam a ele, na década de 1960, a posição de ministro da Casa Civil e da Educação no governo do presidente João Goulart, o que o fez se tornar referência na defesa da educação pública de qualidade no Brasil.

A data foi escolhida para homenagear o Dia do Professor, profissão exercida pelo educador Darcy Ribeiro que, se estivesse vivo, completaria 100 anos no dia 26 de outubro de 2022.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img