Black Friday: Procon-RJ irá realizar ações de orientação e fiscalização

Foto: Déborah Manhanini

Nesta sexta-feira (27), dia oficial da Black Friday, os fiscais do Procon Estadual do Rio de Janeiro irão averiguar lojas online e estabelecimentos comerciais localizados nas Zonas Norte, Oeste, Sul e Baixada Fluminense. O objetivo da operação é orientar os fornecedores sobre o CDC e normas consumeristas, verificar se as ofertas oferecidas estão sendo cumpridas e se são reais e se há alguma infração sendo cometidas.

A ação vai acontecer em lojas de eletrodomésticos, vestuários, perfumarias, artigos esportivos, telefonia, móveis e artigos para o lar. Um plantão para tirar dúvidas e receber denúncias estará disponível das 10 às 17h através do whatsapp 21 98104-5445.

Desde o mês de outubro, a equipe de fiscalização e pesquisa vem monitorando os preços dos itens mais buscados durante a Black Friday. Televisores, celulares, fogões, geladeiras e lavadoras estão no radar dos agentes. Na primeira quinzena de novembro eles estiveram em 27 lojas físicas para registrar os preços praticados e na data oficial do evento farão o comparativo.

“Estamos realizando um trabalho especial para preservar a credibilidade desse evento tão importante para o comércio, com o objetivo não só de orientar consumidores e fornecedores, como também de coibir práticas abusivas, maquiagem de preços e publicidade enganosa. Lançamos uma cartilha com dicas importantes de compras durante a Black Friday, divulgamos uma pesquisa com comparativo de preços dos produtos mais buscados, instauramos processos administrativos contra grandes sites por práticas que violam o CDC na famosa “esquenta black Friday” e ainda listamos mais de 200 sites não recomendados a fim de que o consumidor possa consultar e fazer uma boa compra de forma segura” declara o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Notícias Relacionadas