Caravana da TV Digital chega a Itaipuaçu neste sábado (26)

O sinal analógico de TV será desligado em Maricá e em outros 18 municípios do estado do Rio de Janeiro em 25 de outubro. A Seja Digital, entidade não governamental responsável por operacionalizar o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital, intensifica suas ações para levar até a população informações sobre o processo.

Neste fim de semana, a entidade, em parceria com a ONG Programando o Futuro, estará com a Caravana da TV Digital em Maricá, no sábado (26/8), das 8h às 12h, na Praça do Ferreirinha, em São Bento da Lagoa, Itaipuaçu, com o ônibus adaptado que se torna uma sala de aula volante, onde são apresentadas informações sobre o desligamento do sinal analógico de televisão.

Na Caravana da TV Digital, as famílias inscritas nos programas sociais do Governo Federal podem fazer o agendamento para retirada de kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, em um dos pontos de distribuição. Com o número do NIS (Número de Identificação Social) também é possível verificar se a pessoa tem direito de receber o kit gratuito. Além disso, o atendimento itinerante oferecerá corte de cabelo, aferição da pressão e atividades recreativas e pintura facial para as crianças.

A Caravana oferece ainda a oficina Sintonize-se, que orienta a comunidade a fazer a busca de canais de TV, bem como instalar o conversor e a antena digital. “Na Caravana, a população poderá tirar todas as dúvidas sobre a mudança e também efetuar o agendamento para retirada dos kits gratuitos”, explica a gerente regional da Seja Digital, Vivian Bilhim. Mais de 1,2 milhão de kits gratuitos estão disponíveis na região para serem distribuídos às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Sobre a Programando o Futuro

Organização Não Governamental que atua com o objetivo de fortalecer as iniciativas da sociedade civil por meio do incentivo ao uso apropriado das tecnologias da informação e comunicação. Os projetos desenvolvidos pela Programando o Futuro estão focados em quarto eixos: inclusão digital para o desenvolvimento local, qualificação para o mundo do trabalho, fortalecimento das redes e tecnologias de apoio à sociedade civil e reaplicação e estímulo a utilização de tecnologias sociais e conhecimentos livres.

Serviço Caravana da TV Digital

Sábado – 26/8

Município: Maricá

Data: 26/8/2017

Horário: das 8h às 12h

Local: Praça do Ferreirinha, São Bento da Lagoa – Itaipuaçu

Notícias Relacionadas