spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Centenário de Darcy Ribeiro: Legado do educador na Região Metropolitana

spot_imgspot_img

Mais lidas

Na semana que Darcy Ribeiro completaria 100 anos, já que o antropólogo, historiador, sociólogo e escritor nasceu em 26 de outubro de 1922; muitas homenagens marcaram a data do centenário. Mas o maior legado que o também político deixou, foi o Centro Integrado de Educação Pública. Conhecido popularmente como Ciep o projeto do educador tinha tudo para dar certo, funcionou por um período mas não ‘vingou’ como deveria.

Segundo o Portal Educa Brasil os Cieps foram criados na década de 80 por Darcy Ribeiro, quando era Secretário da Educação no Rio de Janeiro, no governo de Leonel Brizola. O objetivo era proporcionar educação, esportes, assistência médica, alimentos e atividades culturais variadas, em instituições colocadas fora da rede educacional regular. Além disso, estas escolas deveriam obedecer a um projeto arquitetônico uniforme. Alguns estudiosos acreditam que, para criar os CIEPs, Darcy Ribeiro havia se inspirado no projeto Escola-Parque de Salvador, de Anísio Teixeira, datado de 1950.

Darcy Ribeiro em Ciep na Ilha do Governador. Foto de Cezar Loureiro/Agência O Globo

Atualmente existem 280 Cieps na rede estadual de ensino, sendo 28 em São Gonçalo, 5 em Niterói e 2 em Maricá. A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que está transformando 50 Cieps em Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs). As mudanças na estrutura física e pedagógica fazem parte do pacote de investimentos realizados pela Seeduc para melhorar a qualidade do ensino público fluminense, beneficiando 24 mil estudantes da capital e do interior do estado.

“As Etec-s representam uma nova realidade que começa a transformar a vida dos nossos estudantes. É um projeto que traz para dentro das escolas novas tecnologias, sustentabilidade e ensino em tempo integral, resgatando nesses jovens o desejo de aprender”, disse o secretário Alexandre Valle, que pretende ampliar o projeto para todas as unidades da rede.

Foto de Celio Azevedo/Senado Federal

O secretário de Educação de Niterói, Lincoln Araújo, comentou a importância de Darcy Ribeiro na Educação do país. “Nós estamos, desde abril, celebrando Darcy Ribeiro, que é uma das grandes inteligências que o país produziu. Ele foi antropólogo, escritor, poeta, educador…. Fez ‘fazimentos’ – uma expressão que ele muito usou -, como os Cieps. É uma figura importantíssima para a República do Brasil e Niterói não podia deixar de lembrar e celebrar o centenário de nascimento desse brasileiro tão importante para nós, da área de Educação”, afirmou.  

LANÇAMENTO DE LIVRO

A Prefeitura de Maricá lançou, na semana passada, o livro “Darcy Ribeiro em Maricá – A Utopia é aqui”, criado em parceria com Fundação Darcy Ribeiro. A iniciativa, da Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), teve curadoria do artista e arquiteto brasileiro Gringo Cardia e coordenação editorial de José Ronaldo Cunha e Bete Capinan.

Foto de Clarildo Menezes

Com 720 páginas, a livro fala sobre a casa onde Darcy Ribeiro morou na Praia de Cordeirinho, em Maricá, a relação do antropólogo com o imóvel, projetado pelo amigo e arquiteto Oscar Niemeyer, além de trazer fotos inéditas do escritor, assim como textos sobre sua vida e obra. O imóvel está sendo restaurado para se tornar um museu na cidade e será aberto à visitação em 2023.

Willian Chaves – Diretor Federação de Convention & Visitor Bureau RJ

“Esse deve ser um dos trabalhos mais importantes que já fiz em relação aos museus. Darcy abre as portas para o que acreditamos para a educação, para o território indígena, para a cultura e democracia. Aqui em Maricá temos um time e eu tenho orgulho de apresentar e carregar comigo esse livro para todos os lugares. Esse é o melhor e mais bonito livro que eu já fiz. Agradeço imensamente pela oportunidade e por toda confiança e liberdade dadas para mim”, afirmou Gringo Cardia.

José Alexandre Almeida (secretário de Promoção e Projetos Especiais), Willian Chaves (Diretor Federação de Convention & Visitor Bureau RJ) e Filipe Bittencourt (secretário de Esporte e Lazer)

CASA DARCY RIBEIRO EM MARICÁ

O imóvel, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, fica na Rua 119 e tem 11 cômodos, em formato côncavo e com paredes em curvas, similares a uma oca, uma referência aos povos indígenas, admirados por Darcy Ribeiro. Na entrada principal, há uma estátua de bronze do antropólogo posicionada de frente à praia, em alusão à sua paixão pela Praia de Cordeirinho.

Foto de Cris Isidoro/Diadorim Ideias

Dentro, estão objetos pessoais dele e estruturas que remetem à sua trajetória. O imóvel passou para a administração municipal por meio de um comodato, assinado em fevereiro de 2009 junto à Fundação Darcy Ribeiro, com objetivo de resgatar e compartilhar as ideias do antropólogo.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img