Rio de Janeiro,

sexta-feira, janeiro 28, 2022
spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #44

spot_imgspot_img

Centro de Operações do Rio leva mini Sala de Controle para o Rio Innovation Week

Mais lidas

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio vai participar da primeira edição do Rio Innovation Week, o mais completo encontro de inovação e tecnologia da América Latina que acontece desta quinta-feira (13) até domingo (16), no Jockey Club Brasileiro, na Gávea.

Em parceria com a Coordenadoria de Cidade Inteligente do Rio e a concessionária Smart Luz, o stand do COR é inspirado em sua famosa Sala de Controle, com monitores que exibirão imagens de câmeras em tempo real. Outro atrativo será uma experiência virtual inédita: o primeiro tour 360° do órgão, que poderá ser visitado por meio de óculos VR.

A agenda do Rio Innovation Week tem confirmados 1.000 startups, 190 expositores e mais de 500 palestrantes de instituições públicas e privadas, incluindo de outros países. O prefeito Eduardo Paes está na programação participando de um bate-papo com o prefeito de Miami, Francis Suarez, sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação com incentivos à geração de novos negócios. A grade de palestras será dividida em 15 palcos segmentados por mercados de atuação. O chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman, e o coordenador de Cidade Inteligente, Felipe Peixoto, participarão do segmento Sociedade 5.0, sobre a importância das inovações na qualidade de vida da população.

Entre os temas tratados estão smart cities; ciência da vida; desenvolvimento humano e social; e ciência da natureza. Alexandre Cardeman fala às 13h na mesa “Cities of Tomorrow – Soluções para uma Cidade Inteligente”, com a presidente da Assespro-RJ (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) e CEO da Lab245, Maria Luiza Reis. Já Felipe Peixoto fará palestra às 18h na mesa “Rio Cidade Inteligente”, com Fabienne Schiavo, doutoranda em Inovação pelo Design com foco em Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

Na sua apresentação, Felipe mostrará, entre outros projetos, a implantação por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), de uma rede de internet das coisas (IoT) que conectará remotamente as novas luminárias LED da iluminação pública carioca e quatro mil sensores, dez mil câmeras, modernização semafórica e cinco mil pontos de acesso wi-fi gratuito para a população.

“Tudo gerenciado a partir do COR, que terá a sua capacidade ampliada por conta dos projetos implantados com a PPP. Afinal, temos o desafio de levar o Rio de volta ao topo do ranking das cidades mais inteligentes do mundo” adianta Felipe Peixoto, à frente da coordenadoria que tem entre suas missões intermediar ações inteligentes desenvolvidas por órgãos da prefeitura com o setor privado e a sociedade em geral.

spot_img
spot_img

Últimas noticias