spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Centros de Triagem já atenderam mais de 500 pessoas em Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

Desde o início das atividades dos dois Centros de Triagens exclusivos para pacientes com sintomas suspeitos do novo coronavírus, 571 pacientes já foram atendidos e diagnosticados. De todos os avaliados, 46 precisaram ser removidos para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, onde os casos suspeitos são tratados em uma ala específica da unidade. A expectativa é que estes números subam ainda mais, já que na próxima segunda-feira (20) entra em operação a terceira unidade de atendimento, em Ponta Negra.

De acordo com a prefeitura de Maricá, o primeiro polo, em funcionamento desde o último dia 06/04, no Esporte Clube Maricá, localizado na Rua Álvares de Castro, no Centro, já realizou 429 atendimentos e efetuou a remoção de 43 pacientes para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal. Já o polo de Itaipuaçu, aberto na última segunda-feira (13), registrou até esta sexta-feira 142 atendimentos, com 03 remoções.

Ponta Negra

O terceiro e último polo de atendimento exclusivo para pacientes com sintomas suspeitos do novo coronavírus será aberto nesta segunda-feira (20/04), a partir das 8h. A estrutura, com capacidade para atender 500 pessoas por dia, foi montada na Rua Capitão José Caetano de Oliveira, em Ponta Negra e funcionará todos os dias, das 8h às 20h, assim como nas outras duas estruturas já existentes.

Como é a dinâmica de atendimento?

A dinâmica dos polos funciona da seguinte maneira: em todas as tendas os atendimentos são precedidos de um protocolo de classificação de risco, que determina a necessidade de urgência para cada caso.

Logo na entrada, os pacientes e acompanhantes têm acesso a um lavatório com água, sabão e álcool em gel para higienização das mãos. Antes de passar pela avaliação médica, os pacientes são divididos em duas alas, com ou sem febre. Os idosos são atendidos separadamente dos demais grupos.

Diariamente, trabalham em cada polo quatro médicos, cinco enfermeiros três técnicos de enfermagem e um auxiliar de farmácia (responsável pela distribuição de medicamentos relacionados a sintomas de gripe), além de seis servidores na administração e quatro para a limpeza dos locais. Duas ambulâncias ficam à disposição nos polos para possíveis remoções de pacientes que apresentarem quadro de gravidade.

Novos Leitos

De acordo com a subsecretária da Rede de Atenção e Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Solange Oliveira, com o funcionamento do novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, que abrirá somente para atender as demandas específicas do Covid-19, o município passará a contar com 100 leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI).

“Ganhamos 20 leitos de CTI no Che Guevara, mais 50 leitos de enfermaria que vão ganhar aparelhos de respiradores iguais ao CTI, totalizando 70 só na nova unidade. No Hospital Municipal Conde Modesto Leal saltamos de cinco para 30 leitos. Porém, 10 ficarão exclusivos para atender os casos do cotidiano”, explicou Solange.

Vale lembrar que nos polos de atendimento não será feita a coleta de amostras para testagem da infecção por novo coronavírus. Apenas é feita a estabilização para a remoção para o hospital.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img