spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Chuva faz temperatura cair após sensação térmica chegar a 47°C em Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

Um sol para cada um. Essa pode, claramente, ser a frase do dia das últimas semanas. A alta temperatura elevou a sensação de calor na cidade, cujos termômetros de rua chegaram a marcar 47°C nesta quinta (05). Entretanto, a chegada de uma frente fria já fez a temperatura despencar nesta sexta (05), algo que deve se manter por todo o final de semana.

Foto: Deborah Duarte / Divulgação

“Havia uma condição de bloqueio, que não deixava nenhuma frente fria se aproximar, que perdurava desde 08/01 até agora. Mas houveram novas condições no oceano, que favoreceram às frentes frias a ganharem energia e a combater esse bloqueio. Há riscos até mesmo de tempestades entre sexta e domingo”, comentou o meteorologista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Márcio Cataldi.

A tendência, de acordo com o profissional, é a de que as temperaturas fiquem mais amenas após a passagem da frente fria. “Deve se formar um pouco mais ao norte da nossa região uma zona de convergência de umidade, o que vai deixar as temperaturas mais amenas. Isso deve ajudar até mesmo no consumo de energia”, explicou.

Quente e seco – De acordo com o professor da UFF, já havia a previsão de que o clima em janeiro já seria muito quente e seco. “A gente já tinha previsto em dezembro. Esse bloqueio, conhecida como ‘massa de ar seco’, é complicado porque dificulta a chegada de frentes frias. Esse é um fenômeno que tem sido cada vez mais frequente”, pontuou Cataldi.

“Na universidade, temos acompanhado que os bloqueios tem acontecido com maior frequência e com maior tempo de duração. Em todo verão temos visto condições, aparentemente, no oceano atlântico equatorial e que favorecem que esses bloqueios fiquem por mais tempo. E isso pode ter a ver com o aquecimento dos oceanos e o efeito estufa e, consequentemente o aquecimento maior do planeta”, destacou.

Previsão do Tempo – O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já divulgou alerta de chuva com perigo de precipitação intensa (entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia) para a cidade nesta sexta (05). Há o risco de ventos intensos (60-100 km/h), o que pode propiciar cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil de Maricá informou que a cidade está em estágio de atenção desde às 15h35. Em caso de emergência, a recomendação é discar 199.

Segundo o INMET, a mínima na cidade nesta sexta (05) é de 21°C, enquanto a máxima não passa de 31°C.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img