spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

Cidades Inteligentes

Vinicius Moro
Vinicius Moro
Gestor Público

Mais lidas

A criação de cidades inteligentes é o desejo de muitos gestores, mas o conceito ainda é um pouco confuso para maioria das pessoas, que tendem a resumi-lo ao uso de tecnologia na gestão das cidades.
Mas engana-se quem pensa que a única preocupação de uma smart city é o desenvolvimento tecnológico. Essas ações podem acontecer em vários setores como planejamento urbano, habitação social, energia, mobilidade urbana, coleta de lixo, controle da poluição do ar, entre outros.
Apesar de ser uma estratégia relativamente recente, o conceito de cidades inteligentes já faz parte do planejamento de localidades do mundo todo, principalmente das grandes metrópoles que possuem desafios ainda maiores de gestão.
Cidades Inteligentes são aquelas que usam a tecnologia de modo estratégico para melhorar a infraestrutura, otimizar a mobilidade urbana, criar soluções sustentáveis e outras melhorias necessárias para a qualidade de vida dos moradores.
Além dessa, há inúmeras outras definições encontradas sobre as cidades inteligentes. Uma vez que cada cidade é única, com necessidades e especificidades diferentes. Mas, há alguns pontos em comum que podemos considerar como essenciais em relação às cidades inteligentes. Entre eles, a busca constante pelo aumento da qualidade de vida dos cidadãos, a gestão colaborativa baseada em evidências com foco no planejamento estratégico e a otimização da utilização dos recursos.
Com o crescimento das cidades, torná-las inteligentes é essencial. Poder Público, empresas, universidades e sociedade civil, todos precisam unir forças para que soluções sejam aplicadas e sirvam os cidadãos de forma cada vez mais eficaz.
Por mais que existam outros conceitos, esse é o objetivo principal. Cidade inteligente é a cidade que se conhece. Não importa se por meio de tecnologias avançadas, ou se por intermédio de projetos simples, mas que melhoram completamente a vida da população.
O grande desafio dos prefeitos é dotar os órgãos e secretárias para esse novo desafio, investir e preparar os gestores públicos e capacitá-los para essa evolução inevitável.

- Advertisement -spot_img

Últimas noticias