spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

CNH especial: saiba quem pode e como tirar

spot_imgspot_img

Mais lidas

Você sabe o que é CNH Especial? Será que você tem direito? Bem, neste artigo vamos tirar as dúvidas que transitam entre os motoristas que buscam carros à venda em Niterói e região.

A CNH Especial, também chamada de PCD, envolve uma série de questões para poder tirá-la. Continue lendo para saber mais.

O que é CNH Especial? A Carteira Nacional de Habilitação – CNH é um documento que comprova que estamos aptos a dirigir. Do mesmo modo, a CNH Especial – PCD, para pessoas com mobilidade comprometida ou deficiência, prova que o motorista está habilitado.

A CNH Especial, vista também como inclusão social, é uma maneira das pessoas com PCD poderem dirigir, locomovendo-se para lugares que desejarem, sozinhas ou acompanhadas.

Quem pode tirar a CNH especial? Primeiro, é necessário ter um diagnóstico feito por uma junta médica examinadora. É ela quem vai detectar possíveis restrições físicas ou motoras que possam prejudicar o motorista no momento de dirigir.

Entre os diagnósticos estão hérnias de disco, alguns tipos de câncer, formigamentos, uso de próteses, AVC e Parkinson.

No geral são 52 patologias que dão o direito à CNH Especial, as quais estão na Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995. Contudo, vale lembrar que mesmo tendo alguma das patologias acima, isso não garante a CNH Especial ao indivíduo. Isso porque é necessário que a junta médica ateste que a patologia afetou as coordenações motoras ou neurológicas.

Em alguns casos, por exemplo, em que o cidadão teve algum tipo de câncer ou AVC, mas não prejudicou a sua mobilidade, pode ser que não haja direito à CNH Especial.

Como tirar a CNH Especial? No primeiro momento você deve reunir seus documentos pessoais. Em seguida, ir até o Detran, o qual apontará em quais juntas médicas e autoescolas credenciadas poderá ir.

Logo após, você fará aulas práticas e teóricas, além da prova teórica e do exame prático. Tanto as aulas teóricas, quanto as aulas práticas, devem somar 45 horas cada modalidade.

Semelhante às aulas para tirar a CNH convencional, o carro da autoescola deve estar adaptado às necessidades do motorista. Da mesma maneira, o exame deve ser realizado com esse tipo de veículo.

Como mudar a CNH convencional para CNH Especial? Existem diversos casos em que o motorista adquiriu alguma deficiência física após já ter feito a carteira convencional. Nesses casos, ele deve passar por uma junta médica especial para deficientes. No local é feito o diagnóstico da necessidade ou não de adaptação do carro.

Se a junta médica apontar que é preciso adaptar o carro, então, será feita a prova prática, não sendo necessário realizar a prova teórica, afinal, a pessoa possui uma carteira de motorista a qual teve de passar por essa prova.

Quais as despesas para tirar a CNH Especial? Os custos são parecidos com os de uma CNH convencional, dependendo de cada estado. O que você terá de desembolsar é em exames médicos, taxas do Detran e aulas da autoescola.

Os valores devem ser consultados em cada departamento.

Agora que você sabe se pode ou não tirar a CNH Especial, deve ir atrás dos seus direitos. Inclusive, existem modelos de carros à venda que entram na lista com descontos para PCD. Pesquise e descubra quais automóveis podem gerar um bom desconto.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img