spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Combate ao aedes aegypti de forma lúdica

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Projeto “Na rota do mosquito”, da Universidade Vassouras – Campus Maricá, realizou, na Praça Orlando de Barros Pimentel nesta quarta-feira (04), um trabalho de conscientização contra o mosquito aedes aegypti junto as crianças de escolas da rede pública municipal.

O aedes aegypti, mais conhecido como “mosquito da dengue”, é responsável por transmitir, além da dengue, doenças como zyka virus, chikungunya e febre amarela. Durante a ação, um teatrinho aconteceu para que as crianças entendam, de forma lúdica, a importância de combater o vetor de transmissão dessas enfermidades.

Alunos beneficiários do programa Passaporte Universitário participaram da ação, que é itinerante e acontece desde 2008 junto às escolas, comunidades e população em geral. Essa é a segunda vez que acontece em Maricá. Uma nova edição acontecerá em outubro no próprio campus.

Durante o evento, são passadas informações de cunho científico, mostrando o que é o ovo do mosquito, a larva, o mosquito em si e como ele se comporta, além da distribuição de materiais conscientizadores.

“Esperamos que a população realmente se conscientize que ela tem que controlar o mosquito. Ele pode ficar em uma tampinha de garrafa que fica no chão, em um plástico que acumula água, dentre outros. Tudo pode virar um criadouro do mosquito”, comentou a coordenadora do projeto Profª Drª Marize Maleck.

Os principais sintomas da dengue são febre alta e de início imediato; dores nas articulações e podem ocorrer manchas vermelhas e coceiras. Os da chikungunya são semelhantes, além de vermelhidão dos olhos. Já o zyka virus tem como sintomas febre baixa, manchas vermelhas no corpo, coceira e vermelhidão nos olhos. O paciente pode ter, ainda, dores nas articulações.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img