spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Começa a vacinação contra Covid-19 em Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

A vacinação contra a Covid-19, em Maricá, teve início na tarde desta terça-feira (19), em cerimônia no hospital municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. A vacina será aplicada em duas doses, sendo a segunda entre 14 e 28 dias de intervalo, em profissionais da saúde, idosos em asilos e tribos indígenas como prioritários.

Os primeiros a receberem as vacinas foram: Roselene Ruiz (Técnica de Enfermagem do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara), Sthefano José Gomes Pereira (Médico Cirurgião Torácico do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara), Ilda Maria Freitas Gonçalves (Técnica de Enfermagem do Hospital Municipal Conde Modesto Leal), Cláudia Rodrigues (Bióloga responsável pelas análises laboratoriais da Covid), Leniza Corrêa Dutra (Técnica de Enfermagem do Hospital Municipal Conde Modesto Leal), Luis Carlos Artus (Médico no Hospital Municipal Conde Modesto Leal) e Marcelo Costa Velho Mendes de Azevedo (Médico Coordenador da Rede de Urgência e Emergência de Maricá – Virologista, Imunologista e Mestre em doenças infecciosas – Pesquisador da UFRJ e Professor da Unirio).

A Bióloga Cláudia Rodrigues destacou que o momento é de recomeço.

‘É um momento esperado por todos nós. Passamos por tudo isso, mas cheios de esperança e fé. É um momento de orgulho e gratidão a todos. Tivemos perdas e tristezas, mas hoje começamos o ano bem. Começamos com esperança de ter um ano melhor. Em 2020 colhemos o aprendizado para fazer de 2021 um ano melhor. Hoje é um dia de recomeço, um grande recomeço através da vacina e de Deus”, disse.

O vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan, comemorou o dia histórico na cidade e aproveitou para reforçar que, apesar da vacina, ainda não acabou.

“Hoje é um dia histórico! Apesar de todo retrocesso, hoje reafirmamos os valores da ciência e os valores da vida. Infelizmente tivemos que readequar a vacinação por conta das doses reduzidas e aproveito para dizer que não tomarei minha vacina enquanto o plano de vacinação não for cumprido. Ainda não acabou! Vamos seguir com os cuidados”, falou.

Para secretária de Saúde, Simone Costa, o momento é de esperança.

“Hoje é um dia de fé, alegria e esperança. Hoje é momento de vitória. É o início, o começo da vitória contra o Covid. Temos muito que trilhar ainda, não acabou. Hoje temos esperança. Em breve vamos vacinar todos que ficaram na linha de frente, que foram pra guerra contra esse monstro que ninguém sabia o que era. Isso é um marco, vamos continuar trilhando”, contou.

Simone ainda falou sobre as novas fases de vacinação na cidade.

‘As fases da vacinação serão ampliadas conforme aumentar as doses fornecidas para Maricá. Não é hora de ir ao posto buscar a vacina. Não terá vacina nos postos. A partir do momento que for ampliado, vamos expandir. Nosso desejo que seja o mais breve possível”, declarou.

Doses reduzidas

A vacina chegou no Estado na última segunda-feira (18) e começou a ser distribuída entre as cidades. Maricá recebeu um quantitativo de 2.035 doses, correspondente também ao número de pessoas a serem imunizadas nessa primeira fase. O número corresponde a um percentual populacional de 0,88% dos moradores da cidade, baseado em métricas do Ministério da Saúde, que, segundo dados da Prefeitura, não correspondem com a realidade de Maricá.

‘Recebemos um quinto do que havíamos programado. A vacina é importante, é um marco, só temos uma quantidade muito pequena para distribuir nesse primeiro momento. Não temos uma previsão da próxima remessa”, ressalta a secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img