Todo empresário ou gestor precisa saber que o comportamento empreendedor pode influenciar de modo negativo ou positivo os negócios. A verdade é que uma marca, hoje, não alcança o sucesso e é capaz de conquistar clientes apenas oferecendo produtos e serviços. O empreendedor deve investir nas relações e ter um posicionamento assertivo e autêntico durante o desempenho da função.
O comportamento empreendedor é aquele capaz de reunir as hard skills e soft skills necessárias para conduzir de forma adequada e eficiente o negócio. Hard skills são os conhecimentos técnicos e competências específicas para realizar determinado trabalho ou função. Já as soft skills são habilidades comportamentais de caráter subjetivo e influenciam como o negócio é conduzido. Alguns exemplos de soft skills, são: comunicação, inteligência emocional, liderança…
Por isso, é essencial que todo empresário desenvolva seu comportamento empreendedor de forma a aperfeiçoar as habilidades mais usadas em seu mercado. Aprendizado contínuo e uma mente aberta e disposta. Embora cada negócio tenha suas próprias necessidades e particularidades, algumas habilidades são consideradas como essenciais para qualquer situação.
– Resiliência: habilidade de converter a dificuldade em uma experiência positiva. Ser resiliente, muitas vezes, resulta em um novo aprendizado e na busca por soluções de um desafio que precisa ser enfrentado.
– Liderança: quem comanda uma empresa precisa desenvolver a sua capacidade de liderar. Essa habilidade está diretamente ligada ao poder de influência e às melhores tomadas de decisão.
– Comunicação: a pesquisa “The Future of Talent” feita com líderes empresariais australianos mostrou que a comunicação é o “ativo mais importante para profissionais em potencial”. Independentemente da área e do nível em que você está, ser um comunicador habilidoso aumentará sua credibilidade e reputação. A comunicação eficaz melhora o sucesso profissional e pode alavancar seus resultados como empreendedor.
– Inovação: a inovação está ligada ao ato de desenvolver algo que se diferencie do que já exista no mercado, uma habilidade indispensável para empreendedores, hoje em dia. Ser criativo, inventivo e visionário.
– Inteligência emocional: trata-se da capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. É por meio dessa capacidade que os empreendedores tomam melhores decisões e conseguem administrar os negócios com mais sabedoria.
Lembre-se de que o processo é gradativo e, assim como todo novo hábito, precisa ser praticado com consistência até que se torne natural. Ao aperfeiçoar suas habilidades, é possível alcançar resultados crescentes, equipes mais comprometidas e maiores chances de sucesso em tudo que fizer.