spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Conta de luz mais barata em janeiro de 2021

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, na última quarta (23), a bandeira tarifária que irá vigorar em janeiro; trata-se da bandeira amarela, que prevê custo de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A cobrança extra valerá para a primeira cobrança de 2021.

Em dezembro, esteve em vigor a bandeira tarifária “vermelha patamar 2”, que prevê cobrança extra de R$ 6,24 a cada 100 kWh consumidos. Esse é o maior valor no sistema das bandeiras utilizado pela Aneel.

De acordo com o órgão, a taxa extraordinária será menor no primeiro mês de 2021 pois “a previsão hidrológica sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), cenário que levou ao incremento no patamar da produção hidrelétrica, com a consequente redução nos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), e no preço da energia (PLD) em relação ao mês passado”.

O sistema de bandeiras tarifárias, que foi criado e é gerido pela Aneel, sinaliza o custo real da energia gerada. Quando as condições climáticas favorecem a geração de energia por meio das hidrelétricas, a bandeira que vigora é a verde, e não há cobrança extra nas contas de luz.

Quando as condições não são favoráveis, outras formas de geração – como as termelétricas – são acionadas, e há o acionamento das bandeiras amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2), levando cobrança extra para o consumidor.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img