spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Conta de luz mais cara; Aneel aprova reajuste de tarifas da Enel

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que foi aprovado, nesta terça-feira (10/03), um reajuste de até 3,38% na contas de energia praticadas pela Enel Distribuição Rio. Cerca de 2,6 milhões de unidades consumidoras em 66 municípios do Rio de Janeiro serão atingidas pelo reajuste.

As novas tarifas entrarão em vigor a partir do próximo domingo (15). O reajuste será, em média, de 2,71%, percentual menor que a inflação do período (3,9%). Segundo a agência reguladora, no momento do cálculo do reajuste, é considerada a “variação de custos associados à prestação do serviço, conforme estabelecido no contrato de concessão”.

Para os consumidores comerciais e residenciais, atendidos em baixa tensão, o reajuste médio será de 2,48%.  Já para consumidores industriais, atendidos em alta tensão, as contas aumentarão em 3,38%.

Segundo a concessionária, os principais fatores que influenciaram este aumento foi a atualização dos custos com aquisição de energia e de contratação de transmissão. 2,41% (em média) do valor do reajuste será aplicado somente com esses fatores. A Enel Distribuição Rio receberá, para subsidiar a atividade de distribuição de energia, 0,98%.

A compra de energia foi impactada por elevação do custo de energia da usina de Itaipu, em função do aumento da variação cambial. Já o aumento do gasto com transmissão se deve à atualização por inflação dos contratos e por conta da entrada de grandes obras de transmissão entre 2019 e 2020.

A concessionária explicou, ainda, que apenas 23,6% de uma conta de luz são destinados a ela. Por exemplo; de uma conta de R$ 100, apenas R$ 23,6 são destinados à Enel para custeio de operação, expansão, manutenção da rede de energia e remuneração dos investimentos.

Veja como fica a composição da conta de energia após a da revisão tarifária:

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img