spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Novo Controlador-Geral do Estado é nomeado

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Pablo Jacob / O Globo

Foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (20/6) a nomeação do controlador-geral do Estado, Nestor Lima de Andrade. A Controladoria Geral do Estado (CGE), que tem status de secretaria, será responsável por aprimorar e dar mais transparência a gestão do governo do Rio, tornando as ferramentas da administração estadual mais eficientes e, com isso, evitar desvio de recursos e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Cabe ressaltar que não haverá aumento de despesas com a criação do Controladoria.

Conforme determina a lei que criou a pasta, publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (15/6), o controlador tem quatro meses para montar a estrutura do órgão.

– Neste primeiro momento, vou organizar a estrutura da Controladoria convocando auditores do estado lotados em outras secretarias e órgãos estaduais e avaliar caso a caso. A estruturação da CGE não deve provocar aumento de despesas para a administração – explicou o controlador-geral Nestor Andrade, servidor de carreira do Estado há 23 anos.

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho, com especialização em Gestão Pública e ênfase em Finanças e Controle Interno, Nestor prestou concurso público para contador em 1994 e já ocupou o cargo de Superintendente de Análises e Relatos Gerenciais e Contador Geral do Estado.

– A Controladoria era um desejo antigo do governador Pezão. O trabalho da Controladoria requer um planejamento de curto, médio e longo prazo para o alcance dos resultados desejados. Devemos desenvolver um trabalho que ofereça melhores condições de governança no futuro – afirmou.

Integram a Controladoria: a Corregedoria Geral do Estado, a Ouvidoria de Transparência Geral do Estado e a Auditoria Geral do Estado. A Controladoria Geral do Estado é o órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro – SICIERJ, responsável tecnicamente por todos os órgãos setoriais que compõem o sistema.

 

Conheça a função de cada órgão:

 • Controladoria Geral do Estado – Órgão coordenador da Corregedoria Geral do Estado, da Ouvidoria de Transparência Geral do Estado, da Auditoria Geral do Estado e do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro – SICIERJ. Visa aumentar a transparência e aprimorar a gestão financeira do Estado. Será responsável por prestar contas ao Tribunal de Contas do Estado. (TCE)

 • Corregedoria Geral do Estado – Apurar e punir casos de corrupção dentro da administração estadual. Estarão passíveis de prestações de contas e investigações órgãos estaduais, servidores e empresas com contratos com o Governo do Estado.

 • Ouvidoria de Transparência Geral do Estado – Supervisionar o sistema de comunicação entre a população e a Administração Pública. Mediar o atendimento dos órgãos estaduais para garantir que nenhum cidadão fique sem resposta para uma solicitação junto ao governo estadual. Também irá atuar como ouvidoria ativa, fazendo pesquisas e consultas aos usuários de serviço público estadual para aprimorar seu funcionamento.

 • Auditoria Geral do Estado – Acompanhar a execução de programas de governo e políticas públicas, com foco na melhora de resultados. Medir e avaliar o cumprimento dos objetivos, metas e obrigações de estratégia governamental nas leis orçamentárias.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img