O secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, anunciou a intenção do Governo do Estado em incluir as produções de hortas urbanas nas compras públicas fluminenses. Maricá serviu de exemplo para outras cidades durante discurso na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Clique aqui para seguir o Errejota Notícias pelo WhatsApp
A Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) é a prática de utilizar os espaços dentro e ao redor das cidades ou áreas urbanas para a produção de alimentos ou criação de pequenos animais, seja para consumo próprio ou para comercialização.
No Rio de Janeiro ela está presente em várias regiões, entre elas a Metropolitana, na cidade de Maricá com Praça Agroecológica de Araçatiba, considerada um exemplo bem sucedido de AUP.
O estudo aponta que a inclusão de produtores urbanos na cota de 30% da agricultura familiar das compras públicas do estado pode gerar 1.144 novas ocupações (aumento de 357%, considerando as 320 atuais) e gerar uma contribuição ao PIB de 26 milhões.