Coronavírus: Saquarema realiza testagem em massa na população

Foto: Divulgação / Prefeitura de Saquarema

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres, informou durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça (02) que a cidade realizará testagem em massa da população. A ação, de acordo com a chefe do Executivo municipal, é essencial para o planejamento de combate à doença.

Nesse primeiro momento, 5.000 testes serão aplicados. A testagem começou nesta segunda (01). Os testes estão sendo realizados em Bacaxá. Em seguida, a testagem será levada para outros pontos da cidade. Os postos de Estratégia de Saúde da Família também realizarão a testagem partir do dia 04/06.

De acordo com a prefeita Manoela Peres, o interessado em realizar o teste precisa preencher um formulário. A testagem segue os critérios clínicos e fatores epidemiológicos e vinculados a uma avaliação do probabilidade de infecção determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No questionário, é perguntado se houve algum tipo de sintoma gripal nos últimos 7 dias ou se se esteve em contato com pessoas confirmadas para Covid-19.

O teste utilizado pela Secretaria de Saúde utiliza amostras de sangue capilar (picada na ponta do dedo) e os resultados são verificados após 15 minutos da realização do teste e informado no momento. Por se tratar de teste de detecção de anticorpos, é necessário que ele seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas. O laudo do exame é enviado via WhatsApp para as pessoas que realizarem os exames para evitar aglomerações no local.

Os pacientes que apresentarem resultados positivos serão monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde durante o período de isolamento e tratamento médico.

Notícias Relacionadas

 

 

 

 

 

 

 

ID do anuncio invalido ou não publicado.