spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Corpo de Bombeiros reforça orientações aos banhistas para evitar afogamentos

spot_imgspot_img

Mais lidas

No verão o número de afogamentos aumenta consideravelmente. Atento aos números de ocorrências no território fluminense, o Corpo de Bombeiros (CMBERJ) está desde dezembro com a “Operação Verão 2020” em andamento.

Ao todo, são, aproximadamente 1,3 mil guarda-vidas em toda a orla do estado, o que representa um reforço de 50% no efetivo para atuar no monitoramento, atendimento e socorro às vítimas de afogamento. De acordo com o subcomandante, caso o banhista se veja em uma situação difícil no mar, a recomendação é sinalizar imediatamente que precisa de ajuda.

“A pessoa não deve tentar vencer por si mesma a corrente e sinalizar de imediato que está precisando de ajuda. O nosso olhar já é bastante apurado neste sentido e existem alguns sinais que os guarda-vidas ficam atentos para um possível afogamento. Além disso, temos um trabalho proativo de orientação aos banhistas durante o patrulhamento ostensivo: quando o profissional avista uma situação desfavorável, ele inicia a comunicação através da sinalização sonora com apito e movimentação dos braços”, completou o tenente-coronel Aquino.

O subcomandante do 3º Grupamento Marítimo (Copacabana), tenente coronel Aquino, reforça as orientações aos banhistas que buscam o mar como opção de lazer.

“Caso o banhista não tenha confiança ou conhecimento, ou mesmo os que têm algum tipo de noção, é preciso buscar a orientação do guarda-vidas. Ao chegar à praia, a pessoa já deve identificar onde está localizado o posto de salvamento para ter informações sobre o banho de mar seguro e os melhores locais para curtir o lazer na praia. Caso saiba nadar, a orientação é praticar a atividade de forma paralela à areia. Outro item importante é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e de alimentos pesados antes do mergulho”, explicou o subcomandante do 3º Grupamento Marítimo (Copacabana).

Nova sinalização

A partir deste verão, o Corpo de Bombeiros adotou novas bandeiras de sinalização. Com layout e cores diferentes, elas servem como alerta para os frequentadores sobre os riscos de afogamento de determinado ponto da praia. Nas cores – vermelha (alto risco), amarela (médio risco), verde (baixo risco), os equipamentos contam ainda com uma bandeira extra, em cor roxa, ela indica a presença de animais marinhos na região (águas-vivas, trânsito de tartarugas e/ou cardumes).

Reforço com novos equipamentos

O CBMERJ também conta, a partir deste ano, com novos equipamentos, entre eles, um helicóptero recém-adquirido com recursos da Taxa de Incêndio. O chamado ‘BM06’ é o primeiro modelo com a função piloto automático, que garante a estabilidade da cabine em caso de desorientação espacial.

O Grupamento Marítimo fluminense também conta novas motos aquáticas, quadriciclos, botes, boias de salvamento, itens de proteção pessoal e ainda, tem o apoio de lanchas e drones. Os materiais são fruto do legado do Gabinete de Intervenção Federal, que realizou a doação dos novos equipamentos.

Luiz Fernando Pimentel, de 63 anos, mora em Paraíba do Sul, cidade do interior do Rio, e está na capital visitando a filha, que mora em Copacabana. Ele classifica o trabalho dos Bombeiros como excelente.

Recomendações do Corpo de Bombeiros RJ para evitar afogamentos

– Procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas;

– Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização;

– Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar;

– Não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar;

– Evitar entrar na água logo após se alimentar;

– Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água.

– Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato;

– Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia;

– Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, é possível prevenir acidentes com pranchas.

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img