spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Coruja-Orelhuda é resgatada pela Guarda Ambiental de Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

Uma coruja-orelhuda foi resgatada na manhã desta quarta-feira (29) por agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói.

De acordo com os agentes, O animal estava na varanda de uma casa em uma vila no Barreto, Zona Norte da cidade, com um pequeno machucado na asa. A ave foi encaminhada para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), em Vargem Pequena, para tratamento, mas seu estado geral é bom.

O resgate só foi possível a uma ligação feita pelo morador da casa para o telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O procedimento de quem encontrar ou avistar um animal silvestre em área urbana deve ser sempre esse segundo a Guarda.

“Os moradores devem acionar os agentes que são treinados para o resgate e para os primeiros socorros. A partir daí, nós encaminhamos o animal para tratamento ou para soltura se for o caso, em seu habitat natural. Neste caso da coruja, como ela está com um pequeno ferimento na asa, nós a levaremos para o CRAS, um de nossos parceiros”, explica  o subinspetor Jociley Pereira, um dos integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda.

Resgate – A Coordenadoria resgatou, em 2019, 2.108 animais silvestres em diversas áreas da cidade, um aumento de 63% em relação ao ano de 2018. Em 2017 foram 914 animais resgatados. Já em 2018 o número pulou para 1.287. Entres os animais resgatados pelo grupamento no último ano estão gambás, corujas, morcegos, lagartos, capivaras, gaviões, jiboias, maritacas, corujas, bichos-preguiça, tatus.

De acordo com a Guarda, o aumento nos resgates se deve a um maior acionamento do cidadão ao serviço e a extensa área verde protegida na cidade. Niterói tem, atualmente, 56% do seu território composto por Unidades de Conservação e áreas ambientalmente protegidas por conta do Programa Niterói Mais Verde, implantado pela Prefeitura em 2014.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img