Covid: São Gonçalo chega a 250 mil pessoas testadas

São Gonçalo chegou a marca dos 250 mil testes rápidos realizados no município nos últimos nove meses. O número de exames aumentou devido à ampliação dos postos para a realização da testagem. Paralelamente, a cidade realizou pesquisa de campo com testagem rápida e por amostragem para o Covid-19 no bairro Jardim Catarina. O levantamento detectou que 45% dos casos positivos para a doença são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas aparentes da doença, mas podem transmitir o vírus.

De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, que também é médico, o aumento na quantidade de unidades que realizam testes para diagnosticar o novo Coronavírus favorece no enfrentamento à pandemia na cidade, identificando novos focos de transmissão, orientando o isolamento aos casos positivados e descentralizando a testagem.

“Nosso planejamento previa a realização de cerca de 100 mil exames, ou seja, 10% da população. Mas ampliamos o número de testes e com os dados da testagem em massa traçamos as nossas ações de controle, combate e tratamento ao Covid-19. A amostragem também é encaminhada ao IBGE, que desenha um perfil da doença em São Gonçalo e nos garante uma informação exata que nos ajuda também a promover políticas públicas das ações necessárias”, explicou o prefeito.

Pontos de Testagem — Além da Praça do Zé Garoto e do Centro de Triagem, a população pode realizar o teste rápido ainda no PAM Coelho, PAM Neves; PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Clínica da Criança (0 a 12 anos); Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina; Polo Sanitário Paulo Marques Rangel (apenas terça, quinta e sexta), no Porto do Rosa; e o Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara.

Outro local que faz o exame é a Clínica Municipal Gonçalense Mutondo, que atende de segunda a sexta, das 8h às 22h, e sábado das 8h às 15h.

O Centro de Triagem ao Coronavírus atende todos os dias das 8h às 18h e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha, atende durante 24h, todos os dias também.

O Centro de Testagem da Praça do Zé Garoto e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, mais conhecido como Hospital das Freiras, no bairro Lagoinha, são os locais que mais realizam a testagem rápida na cidade. Os polos, juntos, realizam cerca de 700 testes por dia.

No Hospital Nossa Senhora das Graças, o paciente ainda tem consulta médica e faz exame de imagem caso necessário. A unidade também conta com 17 leitos de CTI, 28 de enfermaria e outros seis na sala vermelha e virou referência no tratamento a pessoas com suspeita de Coronavírus em São Gonçalo.

Novos exames — O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, garante que o município irá adquirir novos exames para continuar o processo de testagem rápida. “A Prefeitura de São Gonçalo está recebendo mais kits. Enquanto não há vacina, nem medicamento com eficiência comprovada, frear a circulação do vírus é a melhor maneira de proteger a população”, assegura.

Notícias Relacionadas