Cultura geek de luto: Stan Lee, patrono da Marvel, morre aos 95 anos

Foto: Frazer Harrison

Foto: Frazer Harrison

O criador do Homem-Aranha, dos X-Men, dos Vingadores e de inúmeros outros heróis que povoam os quadrinhos mundiais, Stan Lee faleceu nesta segunda-feira (12). A filha do quadrinista, J.C. Lee., confirmou sua morte.

O roteirista e editor da Marvel Comics passou mal em sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos, e foi levado ao hospital Cedars-Sinai Medical Center, onde faleceu. O motivo da morte ainda não foi revelado. No início ano, Stan Lee sofreu com uma grave crise de pneumonia.

Stanley Martin Lieber nasceu em 1922, em Nova York, nos Estados Unidos. Começou a trabalhar em HQs com o pseudônimo de Stan Lee em 1939, contudo foi a partir de 1961 que nasceu a Marvel Comics, onde Lee revolucionou o mercado de quadrinhos ao modernizar o gênero de heróis. Mudando seu tradicional aspecto de deuses entre homens para heróis tão humanos quanto qualquer outro, com suas falhas e imperfeições.

O ator Hugh Jackman, que interpretou Wolverine nos cinemas, comentou a morte do fundador da Marvel. “Perdemos um gênio criativo. Stan Lee foi uma força pioneira no mundo dos super-heróis. Estou orgulhoso de ter sido uma parte pequena de seu legado, de ter ajudado a dar vida a um de seus personagens”.

 

Notícias Relacionadas