spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Cultura inicia debates sobre patrimônio histórico de Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

Do início de março até novembro, a Secretaria de Cultura promoverá, no Cine Teatro Henfil, uma série de conversas sobre o Patrimônio Histórico-Cultural de Máricá. A primeira acontecerá no dia 7 de março, das 14h às 17h, e é aberta ao público. O objetivo principal da iniciativa é fazer crescer nas pessoas que moram no município o sentimento de pertença e, consequentemente, levá-las a valorizar ainda mais a identidade local através de manifestações culturais específicas da cidade.

“É muito importante que a população compareça e participe ativamente das conversas. Não só para se inteirar mais sobre o assunto, mas também para nos trazer informações. Isto porque, muitas vezes, a comunidade possui um saber que é vivido tão rotineiramente por ela, que acaba sendo visto como algo simples. E, ao contrário, pode se tratar de um patrimônio imaterial relevante”, enfatiza a arquiteta Renata Gama, da equipe de Coordenadoria de Patrimônio da secretaria.

Para a secretária de Cultura, Andréa Cunha, o mais importante é a troca de conhecimentos entre moradores e pesquisadores. Diante do calendário e do tema dos encontros divulgados, as pessoas terão como perceber de que forma podem contribuir com o seu próprio conhecimento. “Queremos que o cidadão tenha capacidade de reconhecer se, em suas atividades cotidianas, existe um tesouro escondido, um patrimônio do qual não se dava conta antes. Uma vegetação local que funciona como remédio, por exemplo”, diz Andréa.

Há planos de oferecer, ainda este ano, um curso de Educação para o Patrimônio, numa parceria entre a Secretaria de Cultura e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A Semana do Patrimônio Histórico-Cultural é outra atividade que vem sendo planejada para ocorrer já em 2018. “Então as rodas de conversa também seriam, digamos assim, um ‘aquecimento” para este grande evento”, finaliza a secretária.

Serviço

Prefeitura Municipal de Maricá

Secretaria de Cultura

Coordenadoria de Patrimônio

Rodas de Conversa sobre o Patrimônio Histórico-Cultural de Maricá – 2018

Local: Cinema Público Municipal Henfil

Dia: Quartas-feiras

Horário: das 14h às 17h

 

Temas das Rodas

7 de março – Patrimônio Arquitetônico Religioso

11 de abril  – História do Leste da Guanabara

9 de maio – As Fazendas de Maricá

6 de junho – Patrimônio Natural de Maricá

4 de julho – A História do Cinema em Maricá

8 de agosto – Mateiros e Rezadeiras

5 de setembro – As lendas e causos maricaenses

3 de outubro – Espraiado, lendas e história

21 de novembro – A História do povo Negro em Maricá

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img