spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Cultura: primeira edição do Concurso Cultural de Contos é lançado nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

Mais lidas

Nesta sexta-feira (03/02), Governo do Estado do Rio lançou a primeira edição do Concurso Cultural de Contos. Organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e pela Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, a iniciativa valoriza a literatura e estimula a leitura. Além disso, a convocatória vai oferecer 20 vagas, divididas pelas dez regiões do estado, para autores novos ou já consagrados.

Inspirados pelo centenário de morte do escritor francês Marcel Proust, a temática escolhida para nortear todos os contos surge da ideia de temporalidade presente na sua icônica obra “Em Busca do Tempo Perdido”.

O modelo dialoga com o conceito de “escrevivência”, que é de autoria da escritora Conceição Evaristo. Nele, a autora propõe uma escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência da vida do próprio autor e do seu povo.

Com isso, os textos vencedores receberão uma premiação no valor de R$ 1 mil reais, em parceria com a PublishNews, como forma de fomento à arte fluminense. No projeto, todo o material selecionado será reunido em um livro, com edição física, que será publicado pela Imprensa Oficial.

As 20 vagas ofertadas estão destinadas a projetos que abordem textos inéditos, na modalidade “Conto”, dentro da temática “Um Olhar Sobre o Amanhã”.

De acordo com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, “esse concurso é mais uma iniciativa que demonstra o nosso compromisso com a democratização do acesso à Cultura, enaltecendo características regionais e dando voz à população de todo o Rio de Janeiro. A valorização do setor cultural é muito importante para o nosso Estado”.

Para a secretária de Cultura, Danielle Barros, premiar a literatura é também agradecer aos escritores pela companhia que seus textos proporcionam aos que procuram refúgio nas páginas dos livros. “A literatura é uma grande amiga e nos abraça em vários momentos da nossa vida. Poder contemplar esse segmento tão importante é um orgulho muito grande e uma excelente notícia para a cultura fluminense”, ressalta a secretária.

Para se inscrever no “Contos RJ”, os interessados devem preencher o cadastro online até o dia 15/03, às 18h, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScT5cEJaPw_kIF-oGkZGYfZxbnuQEdxrr1AZq5pT9x1i7w9NQ/viewform

Saiba mais: http://cultura.rj.gov.br/cultura-do-estado-lanca-primeira-edicao-do-concurso-cultural-de-contos-nesta-sexta-feira/ e http://www.ioerj.com.br/portal/modules/content/index.php?id=213.

Contato da organização: concursoslc2023@gmail.com.

*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img