De Maricá para as Américas: Raphael Dom Garcia conquista título Latino-Americano de Boxe

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O lutador Raphael Dom Garcia conquistou, neste sábado (01/09), o título Latino-Americano pela World Boxing League/WBF na divisão dos cruzadores. O morador de Maricá nocauteou o soteropolitano Gueo Santos no segundo round, em duelo válido pela categoria de 84kg a 91kg. O ErreJota Notícias conversou com o atleta, que comentou a vitória. O título garantiu, ao boxeador, a oportunidade de disputar o título mundial.

ERREJOTA NOTÍCIAS: Como você avalia o seu comportamento durante a luta?

RAPHAEL DOM GARCIA: Estava muito nervoso e inseguro antes de subir ao ringue. Entretanto, havia treinado muito e segui todo o planejamento de forma muito profissional, desde os treinos físicos, técnicos e parte alimentar. Isso me possibilitou fazer uma grande luta, apesar de mais alto um pouco, o meu adversário não conseguiu encontrar a minha distância. Consegui controlar o combate e não tive dificuldade, mas respeitei muito meu adversário pelo o fato dele também ter a mão muito pesada.

ERREJOTA NOTÍCIAS: O nocaute era seu objetivo desde sempre ou você esperava levar a decisão para os juízes, principalmente por conta do seu nervosismo?

RAPHAEL DOM GARCIA: Esse nervosismo faz parte, mas devido a importância do feito senti mais antes de subir no ringue. Quando subi no ringue coloquei meu treinamento em prática e o nervosismo foi embora. O nocaute sempre é meu objetivo. Sinceramente não esperava nocautear tão rápido, mas treinei para o nocaute.

ERREJOTA NOTÍCIAS: Já sabe qual deve ser o próximo compromisso?

RAPHAEL DOM GARCIA: Farei algumas lutas preparatórias para estar pronto para a disputa do título mundial pela World Boxing Union. No momento, não tenho os adversários definidos. Quem vai definir isso é a Associação Nacional de Boxe com os seus parceiros.

ERREJOTA NOTÍCIAS: Qual foi o teu sentimento assim que você viu que tinha conseguido nocautear o adversário já no segundo round?

RAPHAEL DOM GARCIA: No momento, de missão cumprida. Mas sempre é especial para mim. Consegui tirar um peso das costas e, sinceramente, a ficha ainda não caiu.

ERREJOTA NOTÍCIAS: Você falou que o seu treinamento foi muito importante para conquistar esse cinturão. Você vai fazer alguma mudança no ritmo dos treinos após a vitória, ou vai continuar firme até a disputa do título mundial?

RAPHAEL DOM GARCIA: Talvez aumente um pouco meu treinamento. Tenho convite de treinar nos Estados Unidos, mas dependo de apoio financeiro para custear minha estadia e custeio para tirar o visto. O convite veio através do lutador brasileiro e internacional Fabiano Pena, que atualmente treina em Orlando com Lou Harris e Steve Harris. Pretendo treinar nos EUA por 20 dias. Seria o ideal.

ERREJOTA NOTÍCIAS: Hoje, patrocínio é um dos seus maiores problemas?

RAPHAEL DOM GARCIA: Preciso reformular meus contratos, pois fechei patrocínios enquanto campeão Norte-nordeste. Hoje sou campeão internacional por uma entidade na qual, Tommy Morrison (campeão mundial; atuou em Rocky V), Azuma Nelson e outros grandes nomes também foram campeões. Estou mais valorizado e preciso de mais investimentos para chegar bem na luta pelo título mundial. Vou disputar o título mundial pela World Boxing Union, entidade pela qual Roy Jones Jr foi campeão mundial, George Foreman, entre outros.

ERREJOTA NOTÍCIAS: Qual mensagem você deixar para o nosso leitor, que se inspira em você e no esporte para conseguir mudar de vida?

RAPHAEL DOM GARCIA: Primeiramente, agradeço pelo carinho e incentivo. Sou leitor de jornal e a iniciativa de vocês é incrível. Enquanto morador de Maricá, estou orgulhoso com o trabalho de vocês, e acho que esse elogio deve ser publicado. Segundo recado é para os jovens. Acreditem em seus sonhos e nunca deem ouvidos a pessoas negativas. O impossível realmente é questão de opinião. Deus acima de tudo sempre, força, foco e fé.

O ErreJota Notícias parabeniza o atleta pela conquista e deseja que Dom Garcia alcance cada vez mais sucesso em sua carreira esportiva.

Notícias Relacionadas