spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Debate sobre a valorização às culturas periféricas e negras, “Juventude na Pista e na Favela” ocorrerá em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Divulgação

A Biblioteca Parque de Niterói apresenta, no dia 14 de novembro, a partir das 15h, “Juventude na Pista e na Favela”. Trata-se de uma conversa aberta ao público sobre a valorização da cultura e produções culturais periféricas e negras. O evento contará com a participação de representantes, membros e produtores dos grupos 1kilo, ANF (Agência de Notícias das Favelas), AfroReggae, Gueto´s Crew, Conexão Favela e Arte, Macquinho On, Espaço Cultural Grota, Ponto de Equilíbrio, entre outros convidados. A mediação ficará por conta da produtora cultural Ana Machado.

“A iniciativa desse evento vai de encontro às necessidades da valorização cultural e da criação de canais de diálogo que encontramos diariamente na Coordenadoria de Juventude, também garantindo maior interação nos espaços de educação e cultura. Em um cenário de dificuldade financeira e intolerância como o que vivemos, a juventude que não está inserida nos principais centros e grupos de consumo tem uma enorme dificuldade de explorar seu potencial criativo e artístico, uma vez que não tem incentivos ou locais para esse desenvolvimento. Os nomes reunidos no evento têm conhecimento e vivência para que possamos enriquecer o debate e encontrar novos caminhos para essa quebra de paradigma”, diz Binho Guimarães, Coordenador de Juventude de Niterói.

SOBRE OS GRUPOS A SEREM REPRESENTADOS:

 

AFROREGGAE 

O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização não governamental fundada em 1993 com a missão de promover a inclusão e a justiça social por meio da arte, da cultura afro-brasileira e da educação. O grupo tem como um dos principais objetivos despertar potencialidades artísticas de jovens das camadas populares.

CONEXÃO FAVELA & ARTE

O Conexão Favela & Arte é um Instituto sem fins lucrativos, que tem como meta incluir + Arte, Cultura, Música e Educação nas Comunidades da Cidade. Tem a missão de buscar junto às comunidades e com o apoio de colaboradores a realização de projetos sociais voltados para a inclusão social e a descoberta de novos talentos através de oficinas de arte, música, esporte entre outras, proporcionando cultura a lugares em que muitas vezes o estado não ou atua ou é omisso.

1 KILO

O coletivo chamado 1Kilo é uma gravadora independente de música fundada no Rio de Janeiro e que vem tendo uma ascensão meteórica, lotando casas de shows por todo o país. Seus fundadores Pablo Martins, DJ Grego, Rasta e DoisP e artistas que integram os shows atualmente; Pablo Martins, DoisP, Baviera, Beleza, Chris, CT, Funkero, Knust, Morgado, MZ, Pelé, Sadan e TK.

ANF – AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DAS FAVELAS.

A primeira agência de notícias de favelas do mundo! Fundada pelo jornalista André Fernandes em janeiro de 2001, foi logo reconhecida pela Reuters como a primeira agência de notícias de favelas do planeta. Em 2005, a ANF foi instituída como uma ONG para levar adiante a luta pela democratização da informação da favela para o mundo, principalmente a partir de seus próprios moradores. Foi lançado, em 2014, o livro Perseguindo um sonho – A história da fundação da primeira agência de notícias de favelas do mundo, de autoria do fundador da organização, André Fernandes. No livro, que é um convite ao leitor para fazer parte da organização, o autor conta a trajetória da organização até os dias atuais.

Atualmente, quase quinhentos colaboradores de todo o Brasil e alguns países da América Latina.

GUETO´S CREW

Grupo que te movimenta a cena do Hip Hop em São Gonçalo – SG, através das Danças urbanas, realizaram: Turbilhão Hip Hop, Ako Dance Battle, Hip Hop Kit, pelo SG Cypher, organizando batalhas de danças urbanas dentro e fora da Cidade.

PONTO DE EQUILÍBRIO

Ponto de Equilíbrio é uma banda de reggae brasileira. Atualmente formado por Hélio Bentes, Márcio Sampaio, Pedro ‘Pedrada’ Caetano, Lucas Kastrup, Marcelo Campos e Tiago Caetano, o grupo surgiu na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Vila Isabel em 1999.

 

SERVIÇO:

“Juventude na Pista e na Favela”

Data: 14 de novembro, quarta-feira

Horário: às 15h

Local: Café Paris

Biblioteca Parque de Niterói.

Praça da República s/n, Centro, Niterói

Classificação: Livre

 

Entrada gratuita

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img