Defesa Civil de Maricá inicia Operação Verão e divulga locais com reforço de efetivo

Foto: Marcos Fabrício / Divulgação PMM

Foto: Marcos Fabrício / Divulgação PMM

Já teve início e será realizada até março do próximo ano a “Operação Verão”, realizada pela Defesa Civil de Maricá. Ela consiste no reforço do efetivo de guarda-vidas e de postos de salvamento nas praias de Maricá e no complexo lagunar. A operação se inicia às vésperas do verão e no início das férias escolares, o que aumenta a frequência nas áreas de lazer e o efetivo ampliado pode ajudar a diminuir os índices de afogamentos.

De acordo com a secretaria, é importante que o banhista observe bem o local onde pretende entrar e o comportamento das ondas e da correntes. Algumas recomendações importantes: nadar apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas; consultar o guarda-vidas para saber as condições para o banho e o local mais apropriado para o banho, longe das correntes de retorno; nunca nadar sozinho (a); redobrar o cuidado com as crianças, mantendo-as sempre ao alcance dos olhos; ter cuidado com o consumo de álcool, pois ele afeta as habilidades motoras e de percepção.

Na Operação Verão, a secretaria terá postos nos seguintes locais:

– Itaipuaçu (em frente às ruas 53, 63, 70, 83, Peixão e Aeronáutica);
– Barra de Maricá (em frente às ruas 0, 4, 10 e 13);
– Guaratiba (em frente às ruas 30 e 40);
– Cordeirinho (em frente às ruas 90, 107 e 115);
– Ponta Negra (próximo a Curva do S e no canto, próximo ao Villar da Praia);
– Lagoa do Boqueirão e Orla Zé Garoto.

A localização dos postos de guarda-vidas foi definida utilizando as estatísticas de salvamento em períodos anteriores, as características do local como correntes de retorno (valas) e profundidade e o número de banhistas em cada local. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil está disponível através do número 199 para mais informações sobre a Operação Verão.

Notícias Relacionadas