spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Defesa Civil de Maricá promove capacitação para novos guarda-vidas

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, promoveu nesta terça-feira (21/03) uma capacitação para os 60 novos guarda-vidas que vão reforçar a segurança nas praias da cidade.  O treinamento foi realizado no auditório da sede da corporação, em Itapeba, e contou com a parceria da empresa Econservation, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos.

Durante a instrução, os guarda-vidas aprenderam sobre o funcionamento do projeto de monitoramento de praia da Bacia de Santos e sua atuação diária. Os profissionais também foram orientados sobre como proceder no primeiro atendimento de animais que venham a encalhar no município vivos ou debilitados e o que fazer quando encalharem mortos.

“Falamos um pouco sobre o bem-estar dos animais, mostrando e diferenciando as espécies, porque os nossos maiores parceiros são justamente os guarda-vidas, já que são eles que estão diariamente na praia.  Quando encalha um animal vivo, debilitado ou morto, são eles os primeiros a verem e a acionar a gente, por isso precisamos muito dessa parceria”, justificou Gabriela Arjona, coordenadora de base de Maricá e Niterói.

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP – BS) tem como objetivo avaliar a interferência das atividades de produção e escoamento de petróleo realizadas na Bacia de Santos sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário a animais vivos e mortos.

Durante o monitoramento, todos os animais encontrados vivos pelas equipes de campo são avaliados e, caso precisem de atendimento veterinário, encaminhados a uma das 14 instalações da Rede de Atendimento Veterinário entre Araruama (RJ) e Laguna (SC).

Após o tratamento, os animais são novamente avaliados e, caso estejam aptos, devolvidos a seu habitat natural. Todos recebem uma identificação, pois assim será possível realizar um acompanhamento, caso reapareçam em outra região. No caso de animais encontrados mortos é realizada a necropsia para identificar a causa da morte e avaliar se houve interação com atividades humanas, tais como pesca, embarcações e óleo.

Se o banhista encontrar algum animal mamífero encalhado, na ausência do guarda-vidas, pode acionar os profissionais que atuam no programa e monitoramento de praias pelo número: 0800 999 5151.

*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes*

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img