A Defesa Civil Estadual está trabalhando com as equipes regionais, para atender de maneira rápida, a eventos de clima extremo, como as chuvas intensas. Na quinta-feira (12), a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) promoveu a realização de um Exercício Simulado de Mesa nas onze Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (REDECs). A iniciativa tem como objetivo preparar os órgãos de Proteção e Defesa Civil para atuar de forma eficiente durante o período de chuvas intensas, caracterizado pelo aumento do risco de desastres naturais.
O treinamento busca nivelar o conhecimento técnico em gestão de desastres, capacitando os agentes municipais em temas como homologação estadual, captação de recursos federais para ações humanitárias, reestabelecimento e reconstrução. Por meio de cenários simulados, os participantes vivenciaram situações hipotéticas que refletem os desafios reais enfrentados em desastres, avaliando e fortalecendo sua capacidade de resposta.
Outro ponto de destaque é o foco no sistema S2ID, ferramenta essencial para formalização de desastres e caracterização de danos. As atividades também proporcionarão um espaço para o compartilhamento de experiências e a troca de boas práticas entre os municípios, promovendo maior integração e eficiência nas ações de defesa civil.
As Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (REDECs), que desempenham papel fundamental na consultoria técnica aos municípios, lideram este processo de capacitação.
– A preparação técnica é essencial para minimizar os danos e proteger vidas – destacou o subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Albino.