spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Defesa Civil realizou 207 salvamentos desde início do Verão

spot_imgspot_img

Mais lidas

Na próxima segunda-feira (20/03) a estação mais quente do ano acaba, mas os agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá continuam atuando nos 30 postos de observação nas praias da cidade. O objetivo é garantir a segurança de banhistas e a a prevenção de afogamentos. A Operação Verão Laranja, iniciada em dezembro passado, realizou desde então 207 salvamentos nas praias da região.

Nesse período, 109.831 ações preventivas foram feitas pelos agentes, que trabalham diariamente com patrulhamento e rondas ao longo dos 46 quilômetros de orla do município, principalmente nos fins de semana.

Fotos: Divulgação

O banhista deve ficar atento às sinalizações com as bandeiras espalhadas pela orla. A vermelha é colocada na areia quando há risco alto, a amarela para risco médio e a verde para risco baixo. Além disso, é importante acionar os agentes para informações sobre os pontos mais indicados para entrar no mar.

Sobre o mar de tombo, a hidróloga da Defesa Civil, Gabriele Silva, explica que essa característica, presente nas praias do município, causa uma mudança brusca de profundidade, o que pode provocar sérios riscos para as pessoas.

Fotos: Divulgação

“Por isso, quando o banhista entra na água, acredita que está raso. Mas com dois ou três passos pode cair num buraco de dois metros de profundidade, o que é muito perigoso para quem não sabe nadar. Há ainda as correntes de retorno, de alta velocidade, que empurram os banhistas em direção ao mar. Nesse trecho, as ondas não quebram, então o banhista tem a falsa impressão de que está num lugar de ondas calmas”, explica.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img