spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Dicas para ceias de Natal inclusivas: veganas, sem glúten e sem lactose

spot_imgspot_img

Mais lidas

Quando o assunto é Natal e confraternizações de fim de ano, um dos momentos mais esperados entre famílias e amigos é a ceia. Sinônimo de fartura, desde as toalhas coloridas, frutas que remetem à época, assados e pratos clássicos são presença confirmada nas festas de fim de ano. Na pegada da gastronomia natalina, quem possui intolerância alimentar ou opta pela dieta vegana ou vegetariana, merece uma ceia tão saborosa e festiva quanto.

A especialista em Nutrição do Centro Universitário de Brasília – CEUB, Paloma Popov, destaca que toda ceia pode e deve ser inclusiva, com opções para todos os públicos. A nutricionista indica a criatividade como ponto alto para esse fim de ano, com opções de saladas, pães sem glúten, queijos, leites e derivados sem lactose para compor belas receitas. A ceia de Natal, em geral, não contém preparos com glúten e lactose. O que acaba surpreendendo são as sobremesas, entradas, o clássico panetone, além das famosas rabanadas, sempre presentes na ceia de Natal e Ano Novo.

Foto de Divulgação

“Podemos pensar em saladas com um teor nutritivo importante para não faltem nutrientes para esses pacientes. Pensando em usar extratos vegetais para substituição do leite e seus derivados, temos leite de coco, amêndoas, arroz, ou próprio leite de soja”, sugere.

No caso do público vegano, a professora indica o uso de proteínas de origem vegetal, tanto nas leguminosas, onde com o grupo dos feijões, lentilha, ervilha, soja, grão de bico e proteínas presentes nos cereais, que é o grupo do arroz, milho, cevada, centeio, trigo e aveia.

Quando o assunto é dica de receita, Paloma revela algumas preparações, entre elas um quibe feito com trigo para quibe, em que se pode usar cenoura, abobrinha ou abóbora. Pode-se utilizar até o tofu, que é o queijo de soja, para a montagem desse quibe. Também são muito interessantes saladas à base de grão de bico, de lentilha, de feijão branco. Sao saladas frias, ricas, apetitosas e coloridas.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img